O temporal ocorrido na terça-feira (7), na cidade mineira de Dom Silvério, deixou cerca de 104 pessoas desalojadas e obrigou outras 15 a procurarem o abrigo público. Doze animais domésticos morreram.
A cidade de 5.228 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi fortemente impactada com uma chuva de 20 minutos, acusando um volume de 150 milímetros, volume proporcionalmente maior do que o evento climático que devastou Belo Horizonte em 20 de janeiro de 2020, conhecida como “chuva de mil anos”, com 102 milímetros em 40 minutos, durante a administração de Alexandre Kalil.
A intensidade da chuva provocou uma tromba d’água, provocando o transbordamento do córrego Mingau, afetando os bairros Campestre e Centro. O volume da água demorou cerca de três horas para escoar.
O prefeito José Bráulio Aleixo decretou Situação de Emergência, medida que permite respostas rápidas à calamidade, com mobilização de recursos, execução de obras emergenciais e amparo dos governos estadual e federal na recuperação das áreas afetadas, além de poder atuar de maneira mais consistente na assistência de famílias atingidas, no reparo das estruturas públicas danificadas e na restauração da normalidade do município.
Já na quarta-feira (8), o município vem atuando na limpeza das vias públicas e no suporte aos moradores.