Site icon DeFato Online

“Ter fé quando tudo vai bem, todo mundo tem!”

fé

Divulgação

Essa foi uma das frases ditas por minha pastora e que marcou o inicio da minha caminhada cristã. Se pararmos para refletir em seu significado veremos que ela faz muito sentido. A fé não sofre questionamentos quando as coisas estão indo maravilhosamente bem. Por outro lado, basta os problemas chegarem, as dificuldades baterem à porta para muitos duvidarem se Deus realmente existe, nos ama e está conosco.

Através de uma simples leitura bíblica podemos concluir que, praticamente todos aqueles, cuja vida demonstrava uma verdadeira fé em Deus, não puderam evitar passar por tempos difíceis. Mas se a fé não nos livra dos problemas, para quê ela serve então?

A fé antes de tudo é uma declaração de amor a Deus. Veja o que a Bíblia narra da vida de um homem que acabava de perder todos os seus bens e também os seus dez filhos no mesmo dia. “Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor! Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma” (Jó 1:20-22).

Mais do que ser acreditado, Deus deseja ser amado. Uma fé interesseira, que não esteja alicerçada no amor, não pode admitir isso e certamente não será aprovada em meio às calamidades. Tenho certeza que Jó adorou a Deus quando sua riqueza não parava de crescer, acredito que ele também O adorou pelo nascimento de cada um de seus filhos, nenhuma dessas adorações estão registradas na Bíblia, por quanto elas são naturais, mas Jó conservou o  coração de um adorador mesmo quando toda sua vida desmoronou. Acredite, você jamais vai perder tudo a não ser que perca sua fé.

Sem a fé, está escrito, é impossível agradar a Deus. É necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e recompensa os que o buscam (Hebreus 11:6). A fé com base no amor, nos inspira a viver de modo que agrademos ao Senhor. Quantos pela fé, buscaram consertar suas vidas com Deus. Pararam de fazer coisas que sabiam que eram erradas, que estavam em desacordo com a Sua Palavra e começaram a fazer aquilo que sabiam que alegraria o Seu coração. Crendo na Sua existência O buscaram incessantemente e por Ele foram grandemente recompensados.

Alguém disse que fé é assim: Primeiro agente coloca o pé, depois Deus coloca o chão. “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem” (Hebreus 11:1). Não é preciso ver para crer e mesmo que as circunstâncias digam o contrário, sabemos que todas as coisas contribuem, juntamente, para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Romanos 8:28). Acredite, viver pela fé não é entrar numa ‘furada’, muito pelo contrário, é ter a certeza e até mesmo a convicção de que Deus está no controle de tudo e está preparando o melhor para você.

De fato, a fé pode não evitar o problema, mas certamente nos ajuda a transpô-lo. A fé nos encoraja a seguir em frente pela esperança de que se não acabou bem é por que ainda não acabou e que nossos melhores dias não estão no nosso passado, eles ainda estão por vir. Como está escrito: “Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele”. É somente pela fé que sempre vamos prosseguir. Por que, afinal de contas, ter fé quando tudo vai bem, todo mundo tem.

Vagner Miranda é pastor da Igreja Halleluyah em Itabira. O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

 

Exit mobile version