Um grave acidente envolvendo uma carreta tanque carregada com 50 mil litros de etanol anidro mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e outras equipes de emergência na BR-365, próximo ao trevo de Claro dos Poções, no Norte de Minas. O incidente ocorreu na madrugada da última quinta-feira (9) e as operações para neutralizar os riscos se estenderam até a madrugada desta sexta-feira (10).
Detalhes do acidente
De acordo com o motorista do veículo, que sofreu apenas um ferimento na perna direita, o acidente ocorreu por volta das 2h, enquanto ele se deslocava de Buritizal (SP) para São Francisco do Conde (BA).
Inicialmente, não havia vazamento de combustível, mas por volta das 11h foi constatado o derramamento de etanol pela escotilha do tanque, elevando significativamente o risco de incêndio e explosão.
Medidas emergenciais
Diante da situação crítica, o Corpo de Bombeiros adotou protocolos de segurança para produtos perigosos, incluindo:
- Isolamento de um raio de segurança;
- Interrupção total do tráfego na rodovia;
- Monitoramento de gases inflamáveis na área;
- Montagem de dois pontos de combate a incêndios.
As ações preventivas incluíram o uso de líquido gerador de espuma para inertizar o tanque e eliminar riscos de ignição.
Transbordo e normalização
O transbordo da carga de etanol começou às 18h de quinta-feira, seguido pelo destombamento do veículo. O tráfego foi liberado às 3h desta sexta-feira, após 25 horas de trabalho ininterrupto.
Atuação integrada
A operação contou com a colaboração do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e equipe técnica da AMBIPAR, especializada em emergências ambientais.