A Etapa Microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2023, foi iniciada na última quarta-feira (31), em João Monlevade. A competição segue até domingo (4), com a participação de 13 municípios da região. No entanto, quem começa a sua caminhada no torneio a partir de sábado (3), é a delegação itabirana do basquete masculino, que estará representada pela Escola Estadual Zeca Amâncio (EEMZA).
No sábado, às 11h, Itabira irá enfrentar o perdedor do primeiro jogo. Já no domingo, Itabira enfrenta o adversário vencedor da primeira partida. Somente a primeira equipe se classifica para a próxima etapa.
‘‘Nosso resultado no JEI foi avassalador. Ganhamos o primeiro jogo de 64×0 e o outro de 63 x 30. Comecei a treinar a equipe logo no início do ano e já enfrentamos sete times diferentes. O basquete da EEMZA carrega hoje, a promessa dos futuros atletas sub-20 de Itabira’’, comenta Luciano Correa, treinador da equipe.
Segundo Luciano, seis alunos iniciaram o projeto, que atualmente já conta com 25 alunos da EEMZA, além de outros 15 estudantes de outras escolas que aparecem para treinar regularmente. Para competir no JEMG, o professor afirma que foi necessária a ajuda de apoiadores para reformar a quadra de esportes e fazer os uniformes.Para seguir fomentando o espírito de parceria no grupo, o time realiza a arrecadação de alimentos nos jogos, onde os próprios alunos e atletas montam cestas básicas para doação.
JEMG 2023
Participam desta edição do JEMG, os municípios de Bela Vista de Minas, Ferros, Itabira, Nova Era, Passabém, Rio Piracicaba, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, São José do Goiabal, São Sebastião do Rio Preto e João Monlevade.
As escolas irão competir nas modalidades de basquete masculino, futsal feminino e masculino, handebol feminino e masculino, voleibol feminino e masculino e xadrez feminino e masculino. O Jemg é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).