“Tranquilidade para as mulheres”: Zema fala sobre ações para a proteção das mulheres no Carnaval
O Governo de Minas Gerais realiza a ação em várias cidades do estado
O Governo de Minas promove um conjunto de ações, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), para buscar garantir a tranquilidade das mulheres durante o Carnaval deste ano, ao combater a violência no ambiente da folia e assegurar um acolhimento imediato e humanizado às vítimas.
Os detalhes das ações, coordenadas pela Subsecretaria de Política dos Direitos das Mulheres (Subpdm) da Sedese-MG, foram apresentados nesta terça-feira (25), pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, durante evento realizado no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.
“Nós queremos segurança para todos os foliões e tranquilidade e paz para as mulheres. A Sedese-MG está percorrendo o interior, capacitando prefeituras, estabelecimentos envolvidos no Carnaval, para que todas as mulheres possam ser acolhidas e quem cometer esses atos possa ser responsabilizado o quanto antes”, garantiu o governador Romeu Zema.
Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, a ideia é garantir atendimento humanizado e rápido para eventuais vítimas. “Nosso objetivo é criar um ambiente de festa seguro e respeitoso, onde as mulheres possam se divertir sem medo. Estamos trabalhando para fortalecer a rede de proteção e ampliar o acolhimento para quem precisar de apoio”.
Atendimento especializado
Entre os dias 1 e 4/3, duas vans vão oferecer atendimento especializado a mulheres em situação de violência.
Os veículos, estrategicamente posicionados em Belo Horizonte, contarão com equipes de psicólogos, assistentes sociais e profissionais capacitados para acolhimento e encaminhamento das vítimas.
*Com informações da Agência Minas