Usuários do transporte público de Itabira terão mais 231 horários de ônibus a partir de segunda-feira, dia 17. A ampliação no número de viagens é uma exigência da Prefeitura para melhorar a qualidade do serviço e está prevista na lei que definiu o subsídio ao setor e resultou na diminuição do preço da tarifa de R$ 4,40 para R$ 4.
Também a partir do dia 17 o cidadão pode baixar, gratuitamente no celular, o aplicativo Kdê Bus, por onde poderá planejar melhor as viagens e o tempo de pegar o ônibus, sabendo o horário de ônibus cisne Itabira. Essa é outra condição legal da lei do subsídio.
A Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) informa que a primeira etapa de ampliação do número de viagens contempla nove linhas, em dias úteis e final de semana (quadro completo a seguir).
“Analisamos solicitações via ofício, telefone, e-mail e demandas do Ministério Público. Esperamos equilibrar o quadro de horários e melhorar o atendimento”, afirma o superintendente Flávio Raimon. Nos próximos dias, lideranças comunitárias passarão a monitorar as mudanças atuais e a discutir a próxima ampliação de horários com a Transita.
Além de mais viagens e do Kdê Bus, também estreia na segunda-feira um sistema de monitoramento compartilhado em tempo real entre a Transita e a concessionária do transporte público.
“O sistema mostra e emite relatórios de indicadores (viagens, itinerários, pontualidade, etc). São comuns reclamações de não cumprimento do quadro”, acrescenta Raimon. Ele lembra a redução de horários durante a pandemia para frisar que, mesmo antes do subsídio ao transporte público, outras viagens haviam retornado, principalmente para a demanda da Unifei.
O quadro de horário de ônibus cisne Itabira completo estará disponível a partir do dia 17, no site: https://transportescisne.com.br/horarios.
*Com informações da Prefeitura de Itabira