O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) absolveu, por maioria de votos, o prefeito de Santa Maria de Itabira, André Torres, e a vice-prefeita, Renata Duarte, das acusações de abuso de poder econômico relacionadas à campanha eleitoral de 2024. O julgamento foi concluído na tarde desta quarta-feira (5), em Belo Horizonte, com placar de cinco votos a um pela absolvição.
Também foram inocentados no mesmo processo o secretário de Relações Institucionais e Comunicação, Diogo dos Santos Oliveira, e o ex-prefeito Reinaldo das Dores Santos. Segundo a decisão, não houve provas suficientes para sustentar as denúncias apresentadas à Justiça Eleitoral.
Após o resultado, o prefeito André Torres agradeceu o apoio recebido e reafirmou o compromisso de seguir trabalhando pela cidade:
“Primeiramente, quero agradecer de coração à população pelo apoio, pelo empenho, pelo carinho e pelas orações. Ter vocês ao nosso lado foi essencial neste momento. Isso nos deu força para continuar firmes no nosso propósito, sempre convictos daquilo que fizemos e certos de que estávamos no caminho certo.
Hoje, a felicidade é enorme em saber que a justiça prevaleceu, que a verdade foi reconhecida, que nada de errado foi feito e que tudo foi conduzido com transparência. A justiça foi feita de forma clara e consistente.
Também quero reforçar que o trabalho nunca parou. Mesmo diante de tudo, não abaixamos a cabeça em nenhum momento. A força que vinha das ruas, o apoio de cada um de vocês, só nos deixou mais determinados a seguir em frente.
E é isso que vamos fazer: seguir com ainda mais garra, mais união e mais vontade de trabalhar por Santa Maria. Se Deus quiser, os próximos anos serão de muito trabalho, conquistas e avanços.
E vou repetir o que tenho falado, vamos juntos fazer de Santa Maria uma cidade cada vez melhor para todos nós”.

