Nessa segunda-feira (25), a Vale S.A., concessionária da Estrada de Ferro Vitória-Minas, reativará o trem de passageiros. O transporte voltara a circular depois que a empresa acatou a recomendação do Ministério Público Federal (MPF).
A decisão é válida para as operações diárias com passageiros, nos dois sentidos, no trecho Belo Horizonte (MG) a Cariacica (ES). Na recomendação enviada, o Ministério Público ressaltava que o transporte de passageiros é um serviço público de caráter essencial.
Ainda de acordo com o documento, a grande quantidade de usuários prejudicados com a paralisação do serviço teria pesado “fortemente” na decisão governamental de aditivar o contrato para a renovação antecipada da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas.
Além disso, os problemas das chuvas ocorridas em janeiro, causaram um impacto nas BRs 381 e 262, que ligam Minas Gerais ao Espírito Santo, aumentando assim os potenciais riscos da chamada “rodovia da morte”, bem como reforçando a importância do transporte ferroviário de passageiros.
Interrupção
O Ministério Público Federal relembrou que o transporte ferroviário de passageiros, nesse trecho, foi interrompido em janeiro deste ano devido à queda de um talude no km 493, em decorrência das fortes chuvas que ocorreram em Minas Gerais naquela época do ano.
Em reunião no último dia 14 de junho, representantes da empresa afirmaram que as obras para limpeza e restauração da área estarão concluídas no próximo mês de setembro.