Uma locomotiva e um vagão gerador do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas receberam pintura especial em apoio ao Outubro Rosa. O objetivo é sensibilizar passageiros e moradores de municípios por onde passa a ferrovia sobre a importância do combate e da prevenção ao câncer de mama. Nesta sexta-feira, 18 de outubro, a locomotiva rosa seguirá no sentido Belo Horizonte – Cariacica. Na quinta-feira (17), seguiu na direção contrária. A composição com pintura rosa circulará em sentidos alternados.
A bordo do trem, passageiros são lembrados da importância da campanha em mensagens transmitidas pelo chefe de trem e nos monitores instalados nos carros executivos e econômicos. Outras iniciativas da Vale apoiam o Outubro Rosa. Um caminhão fora-de-estrada, em Minas Gerais, um rebocador no Rio de Janeiro e um rebocador no Espírito Santo também ganharam pintura rosa para ressaltar a importância da campanha. Além disso, o Museu Vale, em Vila Velha, está com iluminação especial.
Saiba sobre o acesso ao tratamento e medidas preventivas contra o câncer de mama
Gigante Rosa
A Vale também pintou de rosa um caminhão fora de estrada, um dos veículos gigantes da mineração com 13 metros de comprimento por 6 metros de altura e 8 metros de largura. O veículo, que faz parte da frota da mina Cauê do Complexo Itabira, ficou exposto na oficina de caminhões, onde cerca de 200 empregados, entre mulheres e homens, receberam informações sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.
A recepção do escritório central da mina também foi pintada de rosa. Como parte da campanha, na próxima semana, o caminhão será operado apenas por mulheres que já dirigem esse tipo de veículo na mina. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres em todo o mundo, representando quase um terço dos casos.