As eleições municipais em Conceição do Mato Dentro terão três concorrentes à Prefeitura. A disputa ficará entre o jovem empresário Otacílio Neto (PSB), 21 anos, o padre Tarcízio Mourão (PHS), 52, e o ex-prefeito e ex-deputado federal José Fernando de Oliveira (PMDB), 42.
Jovem candidato
A convenção que oficializou o nome do empresário Otacílio Neto como candidato pelo PSB aconteceu no dia 30 de julho. Na reunião foi apresentada a coligação "Por uma nova Conceição", que conta com 13 partidos: PSB, PP, PTB, PDT, PEN, PMN, PSDB, PMB, PROS, PCdoB, PRB, PRTB E SD. O vice será o médico Paulo Ambrósio.
A ideia de lançar a candidatura de Otacilinho nasceu já há algum tempo, desde que um grupo de jovens resolveu se ater mais aos problemas da cidade e se manifestar em prol disso. “Queremos uma cidade melhor para todos, do bairro A ao Z. Não somos do lado de Fulano nem de Beltrano, somos ‘avante’: queremos que nossa cidade ande pra frente, que progrida sem as amarras do passado”, disse o candidato.
Cinco dos vereadores com mandato apoiam a coligação: Tico do Silvério, Alexandre, Wander do Laim, Zé Boi e Wanderléia.
Padre na política
No dia 4 de agosto, foi a vez do padre Tarcízio Mourão confirmar a candidatura. Havia um mistério em torno do vice. Dias antes da convenção, estava como certo que o ex-prefeito Breno Costa (DEM) faria a composição, o que, de fato, não aconteceu. O vice, então, será o presidente do PT local, Mário do Leite. O caso da junção com Breno foi muito discutido durante a convenção, mas sempre com rejeição. "Foi uma imposição do partido", afirmou padre Tarcízio, aliviado pela mudança.
Com um discurso de que há grandes possibilidades para a vitória, a chapa "A verdadeira mudança" é composta pelos partidos PHS, PT, PSDC, PPS e tem um vereador com mandato na coligação, o Zé Paquinha. Durante a convenção, destaque para a frase do vice candidato, Mário do Leite. "Se Deus é por nós, quem será contra nós", disse, em clara referência ao candidato cabeça de chapa ser um representante da Igreja Católica.
Ex-prefeito de volta?
A última convenção foi realizada no dia 5 de agosto e confirmou o nome do ex-prefeito José Fernando como candidato pela coligação “Fé, trabalho e justiça”. A candidata a vice será a vereadora Ivete Otoni Abreu (PMDB). A chapa do peemedebista conta com apoio maciço de membros do atual governo, inclusive do prefeito Reinaldo César de Lima Guimarães (PMDB).
Com grande público e marcada por discursos inflamados, a convenção reuniu diversos apoiadores da candidatura. Reinaldinho, que estava em repouso devido a uma cirurgia, não compareceu, mas diversas vezes foi lembrado como o grande articulador que promoveu a união do grupo em torno da candidatura de Zé Fernando. Outro nome citado e elogiado foi o do ex-secretário de obras, Ricardo Guerra (Cadinho), que era cotado para ser vice.
Um discurso que chamou bastante atenção foi o do candidato a vereador Claudinho Ziriguidum. O ex-secretário municipal de administração da prefeitura expôs que adversários estavam tentando derrubar Zé Fernando através de problemas pessoais que ele poderia ter, mas terminou dizendo: " Ele está aqui, sua esposa está aqui. Quem não tem problemas? Vamos superar tudo e focar nos problemas da cidade".
A coligação, formada pelos partidos PV, PMDB, PTC, PR, PSL, PSD, REDE, DEM e PSC conta com o apoio dos atuais vereadores Flávia, João Marcos, Luiz Oficial e Chico Mandi, além de Ivete Otoni, concorrente como vice na chapa.

