Na tarde dessa quarta-feira (6), centenas de apoiadores do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, invadiram o Capitólio, sede do Congresso norte-americano. A invasão aconteceu enquanto era realizada a contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral que deram vitória a Joe Biden.
Em pouco tempo, militares da Guarda Nacional chegaram para reforçar a segurança do Capitólio. De acordo com o Pentágono, mais de 1,1 mil soldados foram enviados para Washington, cidade que abriga o Congresso. A invasão aconteceu minutos depois de Trump incitar os manifestantes a ao discursar contra o resultado das eleições.
Em sua fala, Trump deixa claro que marcharia junto com os manifestantes. “Eu estarei com vocês. Vamos andar até o Capitólio e felicitar nossos bravos senadores e congressistas”. Porém, o presidente norte-americano não foi visto na tal marcha. Além disso, parlamentares e jornalistas que estava no Congresso chegaram a dizer que tiros puderam ser ouvidos dentro do Capitólio.
Medidas extremas
Quem presidia a sessão invadida era o vice-presidente Mike Pence. Ele já havia sofrido pressões de Trump para intervir na contagem dos votos. Durante o episódio, Pence chegou a pedir que os manifestantes deixassem o Capitólio rápida e pacificamente para que não sofressem consequências legais.
Depois da ação da polícia que, armada, tentou afastar os invasores, Trump usou as redes sociais para acalmar seus apoiadores. “Vocês têm que ir para casa. Precisamos ter paz, precisamos ter lei e ordem e precisamos respeitar nosso grande pessoal de lei e ordem. Não queremos ninguém ferido”.
Por causa dos confrontos entre manifestantes e policiais, a prefeita de Washington, Muriel Bowser, declarou toque de recolher a partir das 18h (20h de Brasília). Por enquanto, a medida deve vigorar por 12 horas. “Vocês viram imagens de comportamento fora da lei dentro do Congresso dos EUA. Eu peço calma, mas peço que todos fiquem em casa. Esse comportamento não mais será tolerado; haverá lei e haverá ordem”, prometeu a prefeita.
Confira fotos do momento da invasão.