Romilda Silva da Conceição, 82 anos, depois de criar filhos e netos, em Feira de Santana, na Bahia, decidiu ir atrás do sonho deixado para trás em sua juventude.
Romilda matriculou-se no programa do governo federal, Educação para Jovens (EJA) em um colégio da região, em 2023, e já começa a colher bons resultados da sua decisão, conseguindo uma medalha de menção honrosa na primeira fase da Obmep, além de uma vaga para a segunda fase do concurso.
Sua vida foi de muitas atribulações, com várias interrupções no estudo em virtude do trabalho na roça com o pai.
“Quando chegava a hora da gente estudar, meu pai levava a gente pra a roça. À noite, chegava cansada da roça. Depois, eu casei”.
Romilda fala da emoção quando foi chamada pela professora e ouviu dela a notícia tanto esperada.
“Eu estava na sala, a professora foi e me chamou: ‘sabe que a senhora passou?’. (…) Pra mim, foi uma surpresa eu ter passado, eu tenho até medalha”, contou à TV Subaé, afiliada da TV Bahia.
Raíne Conceição, recepcionista e filha da idosa, fala do orgulho da família pela genitora.
“Quando você vê muitos adolescentes deixando de estudar, se desenvolvendo no mundo da criminalidade, e ela está ali, perseverante, sempre buscando conhecimento. Essa sede de conhecimento a levou a estudar, conhecer mais as coisas. Mesmo em situações adversas, ela nunca desistiu”.
A medalha a que se refere Dona Romilda foi conquistada na Olimpíada Brasileira de Matemática.