Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (13), o ministro da educação, Camilo Santana, relatou que uma das redações com nota máxima foi feita por um estudante de escola pública de Minas Gerais.
O feito faz com que Minas seja o único estado a registrar nota máxima na prova do Enem feita por aluno de escola pública.
Ao todo, 12 estudantes conseguiram a nota máxima no quesito redação. Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo.
Minas e Rio de Janeiro tiveram duas notas mil.
Minas teve o maior número de alunos com notas máximas na redação, com 331 alunos pontuando entre 980 e 1000 e 4.397 entre 980 e 950, com proficiência (competência) média na prova de 660 pontos, representando um aumento em relação a 2023, quando a média da redação foi de 645 pontos.
O tema da redação foi ‘desafios para a valorização da herança africana no Brasil’, em que se exigiu dos alunos uma dissertação-argumentativa sobre o proposto.
Na reaplicação do exame, o tema escolhido foi ‘desafios para a valorização da arte de periferia no cenário cultural brasileiro’.
Os participantes podem fazer consultas sobre resultados no site do Instituto Nacional Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).