Site icon DeFato Online

Unifei desenvolve 100 programas de extensão universitária em Itabira

Unifei desenvolve 100 programas de extensão universitária em Itabira

Unifei Itabira na maior ação de extensão universitária do Brasil, o Projeto Rondon - Foto: Divulgação/Unifei

A extensão universitária é uma dimensão formativa essencial da educação superior que desempenha um papel fundamental na integração das atividades da universidade. A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Itabira desenvolve iniciativas financiadas na área de cultura e extensão social, especialmente em cultura e linguagens artísticas, tecnologia social, ações afirmativas, olimpíadas e maratonas de programação,  bem como projetos que estimulem e devolvam a cultura em empreendedorismo e inovação. 

Segundo a Pró-Reitora de Extensão da Unifei, Giselle de Paula Queiroz Cunha, são realizadas 100 ações por ano pela universidade. “Em 2023 temos, no primeiro semestre, 40 ações de extensão registradas e em curso no território de Itabira, envolvem programas, projetos, cursos, eventos e outras modalidades de ações de extensão, em diversos temas”, celebra a professora. 

Segundo a pró-reitora, a Unifei está elaborando o Plano de Desenvolvimento Institucional, referente aos anos 2024 a 2028 com “um conjunto de iniciativas em planejamento, tanto que envolvem recursos próprios, quanto recursos de parceiros, como a Prefeitur de Itabira, a Vale, instituições parceiras desde a criação do Campus, bem como outras instituições de Itabira e região”. 

Oportunidade de aplicar conhecimento e atender as demandas da sociedade itabirana

Giselle Cunha ressalta, no entanto, que a universidade precisa estreitar esse laço com Itabira. “A Unifei sempre precisa evoluir nesse processo de integração com as demandas da sociedade itabirana, pois as universidades podem sempre contribuir para o desenvolvimento econômico local e regional, esse é dos motivos de existir uma universidade em cada localidade, em Itabira a diversificação econômica é um desafio adicional”, declara.

Potencialização

Completando os 15 anos na cidade, a Unifei destaca que a criação do Parque Científico e Tecnológico de Itabira converge e sincroniza com a proposta da Proex de criação da Agência Unifei de Inovação – AUI que irão potencializar as iniciativas de empreendedorismo e inovação, bem como a criação do Escritório de Projetos e Negócios da Unifei que objetiva prospectar e dar suporte à contratação de projetos e negócios entre a Unifei e empresas, contribuindo para atração de investimentos aos territórios onde atua. “Em Itabira temos inúmeras oportunidades e a certeza que as ações da Unifei irão cada vez mais contribuir com o seu desenvolvimento”, projeta Giselle Cunha.

Engenheiros sem fronteiras e o impacto em Itabira

A estudante de Engenharia de Produção na Unifei, Lais Souza, participa do Engenheiros sem Fronteiras, um dos projetos de extensão de alunos da universidade de maior destaque. “A extensão nos proporciona aprendizados e momentos que matéria nenhuma dentro da universidade proporcionaria[…]. Uma ação do Engenheiros Sem Fronteiras pode beneficiar centenas de pessoas na comunidade, e não  somente quem recebe a ação, mas também a comunidade em volta e os colaboradores”, celebra a estudante.

Lais reforça ainda que a extensão é uma oportunidade importante de convivência e interação com a sociedade fora do campo universitário. “Além disso, é uma troca de conhecimento incrível, com diversas pessoas, de cultura e opinião diferente, com isso, aprendemos a lidar com diferentes pessoas, o que contribui para minha vida tanto pessoal quanto profissional e também na minha formação acadêmica”, destaca a universitária.

O programa Engenheiros sem Fronteiras é um dos principais projetos de extensão de Itabira – Foto: Divulgação/Unifei
Exit mobile version