O Governo de Minas Gerais investirá cerca de R$ 40 milhões na Universidade Federal de Itajubá (Unifei) — desse total, R$ 15,4 milhões serão destinados para o campus de Itabira. O anúncio foi feito pelo reitor da instituição, o professor Edson da Costa Bortoni, que esteve na cidade, na segunda-feira (8), e se reuniu com o prefeito Marco Antônio Lage (PSB).
Edson Bortoni salientou que esta é a primeira vez, em 13 anos, que a Unifei recebe um recurso estadual dessa grandeza. A verba será utilizada para o desenvolvimento dos campi universitários. Durante a reunião, Marco Antônio Lage destacou a importância da universidade para o fortalecimento do campus Itabira para a diversificação econômica do Município.
“Temos o desafio de buscar a emancipação econômica de Itabira nos próximos 10 anos. A Vale já anunciou a exaustão mineral no município para 2031. Então, se não fizermos nada será um desastre econômico, que vai afetar toda a cidade. A Unifei é um desses laços, que juntamente com a agricultura, o turismo e o polo da saúde irão garantir essa diversificação”, afirmou Marco Antônio Lage.
Também participaram do encontro o diretor da Unifei Itabira, Gilberto Cuzzuol; o deputado federal Eros Biondini (Pros); e o vereador de Itajubá, Markinhu Meireles.