Site icon DeFato Online

Unifei Itabira retomará em breve o projeto Terça Literária

Unifei Itabira/Divulgação

O projeto Terça Literária da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus de Itabira, integrado por professores e estudantes da instituição, iniciará em breve as atividades do primeiro semestre deste ano.

Um dos objetivos do trabalho é contribuir com a preservação do patrimônio histórico cultural, incentivar o hábito da leitura e integrar as comunidades acadêmicas à população itabirana. “Declaramos oficialmente o início de mais um semestre do Terça Literária. E para quem ainda não conhece, vamos falar um pouquinho sobre o projeto”, diz um post na página oficial do projeto.

O Terça Literária é um projeto de extensão da Unifei, criado há cerca de quatro anos, com a finalidade de promover momentos destinados ao conhecimento da história e da produção literária itabirana.

Quem coordena os trabalhos é o técnico administrativo e bibliotecário Vinicius Souza Nascimento. O projeto conta com o apoio dos professores Fernanda Rodrigues Silva e Paulo José Lage Alvarenga. Além deles, estão envolvidos alunos de cursos variados da instituição. Para o bibliotecário, o projeto é relevante, pois se mostra uma oportunidade de interação entre comunidade itabirana e acadêmica e a manutenção da memória artística da cidade.

“A importância do projeto é ter dentro da universidade um espaço para a produção local da cidade de Itabira se mostrar, provocar questões e interagir com a comunidade acadêmica e para formar um acervo da memória local”, declarou Vinicius.

Os eventos ocorrem quinzenalmente, nas terças-feiras, e têm duração de 1h, sendo realizados entre 12h30 e 13h30, no prédio “José de Alencar”, no campus da Unifei.

Projeto oportuniza um panorama histórico de Itabira aos participantes. Foto: Divulgação

Quem já passou pelo projeto

O projeto contou com a presença da autora Maria das Graças Sousa e Silva. Baginha, como é conhecida, traçou um panorama histórico da região, desde a formação da cidade até os dias atuais, tendo como pano de fundo a extração mineral.

A escritora Zara também participou do projeto, quando apresentou seu livro “Da Paciência à Resistência”, permitindo que o leitor fizesse uma reflexão sobre os conflitos entre atores sociais, espaço urbano e espaço de mineração.

Em edições anteriores, o poeta Marconi Ferreira apresentou o seu livro “Viagem na história de Itabira com o Menino da Mina”, no qual estão reunidos causos, histórias e lembranças que foram contados por mineiros da cidade.

Os encontros ocorrem quinzenalmente na Unifei Itabira. Foto: Divulgação
Exit mobile version