Neste fim de semana começa o pré-carnaval de Itabira, com apresentações musicais e desfile de seis blocos de rua, entre eles, o Bloco Altamente. Nascido em 2019, o coletivo possui mais de 50 ritmistas – todos residentes de Itabira – que sairão em cortejo no próximo domingo (12), partindo da rua Coronel Linhares Guerra (rua acima da Catedral), às 14 horas. Conheça a história do Bloco e as novidades que o Altamente está preparando para este ano.
O bloco surgiu através das oficinas de percussão do Coletivo Altamente, ministradas pelo músico, produtor e professor valadarense Juninho Ibituruna, entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019. O bloco busca unir o tambor de folia e as batidas das tradições mineiras e nordestinas, com ritmos da Conga, Marcha Grave, Afoxé e Moçambique Serra Acima.
‘‘É um projeto de formação e de resgate da cultura de carnaval de rua de Itabira, inspirado na iniciativa do bloco “Madalena não gosta de poema”, destaca Yago Rios, membro do Coletivo.
O bloco realizou ensaios desde o dia 12 de janeiro, sempre às quintas e sextas, das 19h30 às 21:30 no teatro da FCCDA. Neste ano, quem está comandando as oficinas é o educador musical Bruno Messias. Bruno é percussionista e cantor, e desenvolve desde 2008, uma série de atividades ligadas à cultura negra no Brasil e no exterior. Em sua carreira, já ministrou oficinas e realizou shows em Portugal, Espanha, Alemanha, EUA e Bangladesh.
Além de Bruno, o Altamente terá a participação do músico itabirano Rafael Formiga nos vocais junto à cantora Nadja Lirio, musicista do grupo Dandá, de João Monlevade. A organização também está preparando uma surpresa, que acompanhará o bloco ao longo do cortejo e no final da apresentação musical.
Uma atividade cultural permanente
Para além da participação na folia do pré e Carnaval da cidade, o Coletivo busca desenvolver o cenário de produção, divulgação e consumo de cultura em Itabira, estimulando a economia cultural do município, através da música, teatro, dança e outras manifestações artísticas.
‘‘É através dessa mistura de ideais e pessoas, de forma anual e constante, que o Bloco Altamente visa ser um dos blocos mais tradicionais da cidade de Itabira. As tradições de bloco devem ser mantidas e reinventadas a cada ano, permitindo assim o contato direto das novas gerações com a cultura carnavalesca’’, destaca Yago Rios.
Em 2021, o bloco arrastou cerca de 2500 pessoas, e agora quer crescer este público. Para somar à folia do Altamente, se ligue nas informações:
Concentração: Rua Coronel Linhares Guerra (rua acima da Catedral)
Saída: 14h
Instagram: @coletivoaltamente