Site icon DeFato Online

Urgente: Boris Johnson renuncia ao cargo de primeiro ministro

Reino Unido: 11 candidatos disputam a sucessão de Boris Johnson

A disputa para sucessão do ex-primeiro-ministro inglês, Boris Johnson, está acirrada - Foto: Agência Brasil

Envolto em mais uma turbulência em seu Governo, após a revelação de um escândalo sexual protagonizado pelo parlamentar e aliado Chris Pincher, Boris Johnson anunciou, na manhã de hoje (7), sua renúncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. Ele também deixa o cargo de líder do Partido Conservador, cuja escolha pelo sucessor deve começar imediatamente. Em pronunciamento, Boris Johnson afirma que seguirá à frente do Governo até que seja definido seu substituto.

Pressionado por opositores e aliados há alguns meses, o agora ex-primeiro ministro britânico ficou ainda mais acuado nesta semana. Desde a última terça-feira (5), diversos ministros do seu Governo pediram renúncia. Além da resposta, ou a falta dela, às denúncias de assédio sexual contra Chris Pincher, acusado de apalpar, indevidamente, dois homens em um clube privado, Boris Johnson também foi bastante criticado por participar de festas durante a pandemia.

Sobre ele

Alexander Boris de Pfeffel Johnson (Nova Iorque, 19 de junho de 1964), conhecido como Boris Johnson, é um político, escritor e jornalista britânico. Representa, desde 2015, o distrito eleitoral de Uxbridge e South Ruislip na Câmara dos Comuns, e antes era parlamentar por Henley entre 2001 e 2008. Foi também prefeito de Londres de 5 de maio de 2008 a 8 de maio de 2016 e Secretário de Estado do Reino Unido para os Assuntos Externos e a Commonwealth britânica de 2016 a 2018.

 

Exit mobile version