Urgente: Governo Federal entrega as primeiras doses da CoronaVac a Itabira
Remessa foi entregue na manhã desta terça-feira (19)
A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira recebeu, na manhã desta terça-feira (19), as primeiras doses da CoronaVac, vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. Ao todo, foram repassadas pelo Governo Federal 8920 doses, que serão distribuídas pelos 24 municípios que compõem a GRS.
Para Itabira, em específico, ainda não foi definida a quantidade que será recebida. No entanto, este número deve ser confirmado até às 12h de hoje pelo setor de imunização da GRS, responsável pela logística. Segundo Flávio Samuel, responsável pela assessoria de comunicação da Gerência Regional de Saúde, o órgão deve se reunir hoje com as secretarias de saúde de outros municípios da região para alinhar este e outros temas.
“Já fizemos vídeos com gestores de saúde, penso que hoje nosso setor de imunização já está alinhando com os setores de imunização dos municípios. Essa questão da vacinação envolve as coordenadorias de imunização de cada cidade, nosso núcleo de imunização aqui na regional de Itabira e também os gestores municipais de saúde, no caso os secretários”, explicou Flávio.
A próxima remessa de doses deve chegar em Itabira já na próxima semana, mas ainda não se sabe qual será a quantidade. Este é o primeiro dia de uma longa campanha, que deve durar, aproximadamente, um ano e meio.
Além de Itabira, fazem parte da Gerência Regional de Saúde: Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Bom Jesus do Amparo, Carmésia, Catas Altas, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Ferros, Guanhães, Itambé do Mato Dentro, João Monlevade, Morro do Pilar, Nova Era, Passabém, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Sebastião do Rio Preto, Senhora do Porto e Virginópolis.
Início da vacinação
Para este momento emergencial, Itabira terá à disposição cerca de 20 mil seringas agulhadas. Estrutura e logística para acondicionar e transportar as vacinas tão logo sejam liberadas pela GRS estão em ajustes finais. Também já foi feito o levantamento do chamado grupo prioritário.
De acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, os primeiros a serem vacinados serão os profissionais que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. Segundo a SMS, o grupo de profissionais da saúde chega a 3,6 mil pessoas em Itabira. Ainda estão nesta primeira fase os idosos residentes em instituições de longa permanência e população indígena.
Dentro do grupo de profissionais de saúde, o estado orientou que os primeiros a receberem o imunizante sejam os integrantes da equipe de vacinação, depois as equipes de instituições de longa permanência e por fim aqueles trabalhadores envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19.
Também de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, quando a vacinação se expandir para os idosos em geral, no segundo momento da campanha definida pelo Governo Federal, os cálculos são de que a população a ser vacinada em Itabira prioritariamente chegue a 20 mil pessoas.