Um homem, ainda não identificado, foi baleado no rosto e na região do tórax, na Praça do Areão, durante evento do 48º Festival de Inverno de Itabira. Ainda não há informações sobre os responsáveis pelo crime, nem tampouco a motivação para o mesmo, sabe-se que teriam acontecido quatro disparos contra a vítima.
A equipe da Polícia Militar realizava ronda na região da Maria Fumaça, quando identificou os disparos e, em diligências, encontraram a vítima ferida no chão. O homem foi socorrido pela equipe do CEAD e levado às pressas para o Pronto-socorro municipal, no entanto ele não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital. O incidente aconteceu por volta das 20h30, no centro da Praça.
Em entrevista ao Portal DeFato, o Sargento Campos, da Polícia Militar, se pronunciou sobre o caso:
“Nós estávamos realizando o policiamento no entorno da festa quando escutamos quatro estampidos de tiros e vimos uma correria. Então fomos informados que um rapaz fora baleado, comparecemos ao local e ele estava no chão… a equipe dos bombeiros civis prestou socorro e deslocou com a vítima para o hospital. Aqui, nós da polícia, estamos tentando apurar o fato, a autoria, o tipo de arma, quem era a vítima… então seguimos tentando apurar. Agora aguardamos a perícia da Polícia Civil para os trabalhos, vamos procurar identificar a vítima e o autor do crime, além da motivação para o mesmo.”
O público se assustou com os tiros, o que provocou uma evasão em massa do local, com confusão e correria. Algumas pessoas perderam documentos e objetos pessoais durante a fuga, assim como crianças acabaram se separando de seus pais. Os representantes da Fundação Cultural e da Prefeitura Municipal seguem oferecendo assistência ao público. A equipe do SAMU também está prestando atendimento a outras pessoas no local, que acabaram passando mal em função do nervosismo pela situação. O local do crime está sendo preservado para realização dos trabalhos periciais de praxe.
Apesar do acontecido, os representantes da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade se pronunciaram esclarecendo que a equipe de segurança contratada pelo órgão está realizando rondas no local, assim como a Polícia Militar. E, mesmo com o ocorrido, a organização optou por dar continuidade à festa, Maria Gadú, que ainda não tinha se apresentado, subiu ao palco para realizar seu show com a Orquestra Opus.