“Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém!” (1 Pedro 5:5-11)
Gostaria muito de começar esse texto dizendo que o diabo não existe, mas isso não seria verdade, além disso, nos obrigaria a acreditar que Deus é responsável por todo mal que ocorre no mundo. Como nos diz o texto bíblico, ele não apenas existe, como é nosso adversário (aquele que é contra nós); o texto continua dizendo que ele “anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”. Isso seria desesperador, se a Bíblia, também não dissesse, que “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra (Salmos 34:7); que somos morada de Deus e que o próprio Deus habita em nós (“Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?” 1 Cor.3:16).
Se Deus habita em nós e seu anjo acampa-se ao nosso redor, como é possível, o diabo, que esta ao nosso derredor, nos atingir e até mesmo possuir a nossa vida? Seria ele mais forte que o anjo do Senhor, aponto de ultrapassar esse bloqueio espiritual? Seria ele mais poderoso que o próprio Deus, que em nós habita, aponto de coloca-Lo para fora de nossas vidas e tomar o Seu lugar? Estaria a Palavra de Deus equivocada ao nos dizer que “se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm.8:31); que “…maior é o que está em nós…”? (1Jo.4:4). Com toda certeza, a resposta é não!
O diabo não tem como entrar e atingir uma vida protegida por Deus, mas Ele pode facilmente devorar àqueles que abandonam ou rejeitam essa proteção. Talvez você me pergunte, e quem é o louco que vai sair da presença divina ou rejeitar a sua proteção, sabendo que o adversário, aquele que veio para matar, roubar e destruir o espera lá fora para devora-lo? A Bíblia nos ensina que existem pelo menos cinco coisas, que podem nos manter fora da presença protetora de Deus e nos deixar totalmente vulneráveis aos ataques do diabo.
A primeira é a falta de amor a Deus, sendo evidenciada pela desobediência à Sua Palavra. Veja o que Jesus disse: “Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele” João 14:23. Qualquer pessoa pode dizer que ama a Deus, mas Deus realmente se sente amado por aqueles que O obedecem. Conhecer a Bíblia e obedece-la, é condição inegociável para atrair e conservar a presença protetora de Deus. O ladrão (o diabo), não perdoa uma casa vazia e Deus não pode habitar a vida de um desobediente.
A segunda coisa que pode nos manter fora da presença protetora de Deus ou manter essa presença longe de nós é a soberba. “…porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça”. Ser arrogante com Deus e com as pessoas é uma péssima ideia, se queremos habitar no esconderijo do Altíssimo e à Sua sombra do Onipotente descansar. Deus não suporta pessoas soberbas, por outro lado, aos humildes, Ele concede Seu favor.
Ansiedade é a terceira coisa. Não são poucos que desacreditam no cuidado de Deus e desesperados se lançam fora de Sua presença protetora e acabam nas garras do inimigo. Por isso a Bíblia diz: “Humilhai-vos, portanto, debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” Deus tem seu próprio tempo para agir, Ele nem tarda, nem falha, chega na hora certa, para exaltar e para cuidar daqueles que Nele confiam.
A quarta é o sofrimento. Ao contrário do que se imagina, ao invés de aproximar-se mais de Deus quando se está sofrendo, O sofrimento tem levado muitos a se distanciarem cada vez mais de Sua presença protetora. Há quem acredite que Deus é o culpado e há quem pense que pode aliviar a sua dor longe do Senhor. Agindo assim, muitos já se tornaram vítimas do adversário, infelizmente.
O diabo quer nos fazer acreditar que somos os únicos a sofrer no mundo, ou que o nosso sofrimento é maior. Veja o que a Bíblia diz: “sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.” Não somos os únicos a sofrer e o nosso sofrimento não é maior do que o sofrimento dos nossos irmãos. Precisamos resistir ao diabo, permanecendo ‘firmes na fé’, compreendendo que o nosso sofrimento tem limite (“…sofrido por um pouco…”) e propósito (“…ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar, fundamentar.”). Além disso, jamais se esqueça de que Deus reina e está no controle de tudo, para todo o sempre. (“…A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém!”).
A quinta e última coisa que pode nos levar para fora da presença protetora de Deus, ou manter essa presença longe de nós, é a acusação. O texto nos diz que o diabo ruge como leão, entenda, ele não é o leão, ele não é o rei, Jesus é o Leão da Tribo de Judá, Ele é o verdadeiro Rei. Veja o que está escrito em Provérbios 19:12 “A ira do rei é como o rugido de um leão enfurecido, mas a sua bondade é como o orvalho que desce suave sobre a erva”. O diabo quer se passar pelo leão rugindo, para nos fazer acreditar que Deus está irado conosco por um erro que cometemos, nos levando a desacreditar de Sua bondade e muitos, enganados pela acusação do inimigo, pensando que não há mais perdão para eles, deixam a presença protetora de Deus e vão direto para as garras do adversário.
Portanto, sejamos sóbrios e vigilantes, não nos permitindo viver sem ou fora da presença protetora de Deus, pois é Nele que tudo podemos e ainda que sejamos atacados por todo inferno, nem um mal nos atingirá, pois Nele somos mais que vencedores em todas as coisas.
Vagner Miranda é pastor da Igreja Halleluyah em Itabira. O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.