Site icon DeFato Online

Vale detecta anomalia em dreno de barragem em Ouro Preto

Foto: Reprodução/Internet

A Vale identificou uma anomalia no dreno da barragem Forquilha III, na Mina de Fábrica, em Ouro Preto, região central de Minas. A estrutura já está em seu nível (nível 3) mais alto na classificação da Agência Nacional de Mineração (ANM), desde 2019 e passa por um processo de descaracterização.

Amostras das irregularidades, identificadas em um dos 131 dispositivos de drenagem da barragem, durante inspeção rotineira em meados de março, foram recolhidas e encaminhadas para análise. Em nota, nesta quinta-feira (4), a mineradora assegurou que as condições de segurança não foram afetadas.

Veja a nota da empresa:

“A Vale, prontamente, comunicou aos órgãos competentes e à empresa de auditoria técnica independente, que acompanha as ações na estrutura, e desenvolveu um plano de ação já em implantação para correção da ocorrência”. A Vale reforça que a estrutura segue “monitorada 24 horas por dia, 7 dias da semana”, pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) da empresa.

As obras de descaracterização estão previstas para terminar em 2035 e o processo envolve a remoção de rejeitos de mineração e revegetação da área. Se ocorrer o rompimento, as Bacias do Rio das Velhas e do Rio Paraopeba inevitavelmente serão atingidas.

 

Exit mobile version