Site icon DeFato Online

Vale e autoridades de segurança afirmam que não houve toque de sirene em Itabira

Sistema Pontal: Vale agenda reunião, mas desagrada comunidade atingida

Nesta terça-feira (29), vários posts e comentários de que as sirenes da Vale teriam tocado em Itabira podiam ser lidos nas redes sociais. O barulho teria sido ouvido na noite de segunda-feira em alguns bairros da cidade. A mineradora  e autoridades de segurança, no entanto, afirmaram que não houve nenhum toque de sirene durante a noite passada. Em nota enviada à redação da DeFato Online, a Vale informou que não foi identificado nenhum som proveniente do sistema de sirenes para emergência de barragem.

“Importante esclarecer que o som emitido pelas sirenes de emergência de barragens é acompanhado de mensagem de voz. A Vale reforça que faz inspeções diárias e monitoramento permanente em suas estruturas, não tendo ocorrido nenhuma situação que justificasse o acionamento do sistema de sirenes”, disse o texto do comunicado.

Suposta sirene

Uma moradora do bairro Campestre que pediu para não se identificar disse que escutou a sirene, apesar no volume ter sido baixo. Ela afirma que o tempo de duração foi curto, mas o suficiente para apavorar a vizinhança.

Angustiante aquela sirene, espero não ouvir de novo. A maioria das pessoas que moram aqui no Campestre é idosa, então fica complicado! Eu não estou na área de risco, mais fico aflita, pois conheço a maioria que mora”, relatou a moradora.

Neuza Maria mora no bairro São Pedro e também diz ter ouvido o alarme. “Eu fiquei muito preocupada, até perdi o sono. O pior é que a gente não fica sabendo de nada, então só Deus para ter misericórdia de nós”, lamentou Neuza.

Alerta nível 1 

O porta-voz da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Flávio Godinho, informou que fez contato com a sala de operações da mineradora em Itabira e, segundo ele, “não houve nenhum acionamento de sirene ”. O tenente Marlon Medeiros, responsável pelo 4° Pelotão de Bombeiro Militar, também disse que a corporação não recebeu nenhuma ocorrência dessa natureza.

As barragens de Itabiruçu e Santana, em Itabira, foram elevadas ao nível 1 de risco de rompimento, no último dia 21. Atualmente, três represas da mineradora estão em nível 1 de risco de alerta, já que a barragem de Pontal está nessa situação desde abril. Em março deste ano, as sirenes de alerta das barragens da Vale em Itabira soaram por engano.

Exit mobile version