A fim de tornar mais efetivo o Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), a Vale e a Defesa Civil de São Gonçalo do Rio Abaixo realizarão no dia 28, às 10h, o simulado de emergência das barragens Norte Laranjeiras e Torto.
A medida, preventiva, abrangerá as comunidades do Una, Carapuça II e Palmital, com o objetivo de orientar como as pessoas deverão agir em caso de uma emergência envolvendo barragens. Na ocasião, também serão distribuídas cartilhas informativas à população.
Para seguir os protocolos contra a Covid-19, a equipe faz algumas orientações específicas, como o uso de máscara durante todo o simulado. Também é recomendado que, ao chegar no ponto de encontro, é necessário manter a distância de pelo menos 1,5 metro das demais pessoas que estiverem no local, para evitar aglomerações. Também é necessário utilizar o álcool em gel disponibilizado no local.
Segundo a Prefeitura de São Gonçalo, a Vale e a Defesa Civil estão empenhadas em seguir todos os protocolos previstos pela Secretaria de Saúde do município, para que os participantes do simulado estejam seguros. E, para isso, também contam com a colaboração da população para seguir regras de segurança, pensando na própria saúde e na dos demais participantes.
Uma reunião virtual entre o Ministério Público, Polícia Federal, Defesa Civil Estadual (Cedec) e Defesa Civil municipal acontece na tarde de hoje (12) para acertar mais detalhes da simulação.
Em Itabira
Desde o dia 4 de março deste ano, as sirenes de barragens da Vale são tocadas em Itabira. Trata-se de um teste, feito a cada dia 4 do mês, às 10h, para avaliar o funcionamento dos equipamentos. Em comunicado enviado à imprensa, a Vale disse que a ação estava prevista no Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). O procedimento é preventivo, em cumprimento à legislação vigente.
*Com informações da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo