Em comunicado feito na noite deste domingo (9), a Vale assegurou que está acompanhando o cenário de fortes chuvas em Minas Gerais, com foco na segurança das barragens. A empresa afirmou que na Mina Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, as barragens Sul Superior e Sul Inferior seguem monitoradas durante 24h, 7 dias por semana.
A Vale comunicou que a “barragem Sul Superior permanece em nível 3 de emergência e a Sul Inferior em nível 1 de emergência, sem que qualquer anomalia tenha sido identificada”. Além disso, informou que o Núcleo de Monitoramento Geotécnico (NMG), em Gongo Soco, e o Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG), em Itabira, seguem acompanhando, ainda, os taludes da unidade, para que, em caso de necessidade, sejam adotadas medidas adicionais de segurança.
“Reforçamos que os monitoramentos são feitos por meio de radares, estações robóticas e câmeras de vídeo, com acompanhamento de equipe técnica especializada, possibilitando a rápida identificação de qualquer cenário crítico”, afirmou a mineradora em comunicado.
Confira, na íntegra, a nota da Vale: