Site icon DeFato Online

Vale inicia desenvolvimento de unidade nos EUA para produzir briquete de minério ferro

Vale inicia desenvolvimento de unidade nos EUA para produzir briquete de minério ferro

Planta de briquete 1 na Unidade Tubarão, em Vitória - Foto: Divulgação/Vale

Após negociações com o Departamento de Energia (DOE) do Governo dos Estados Unidos, a mineradora Vale dará início à primeira fase do desenvolvimento de uma planta industrial no estado da Louisiana. Em 2025, a empresa aplicará R$ 3,8 milhões dos fundos concedidos em estudos de engenharia.

A Vale firmou um acordo através do Industrial Demonstrations Program (Programa de Demonstrações Industriais), do Bipartisan Infrastructure Law (Lei de Infraestrutura Bipartidária) e do Inflation Reduction Act (Lei de Redução da Inflação). O acordo prevê alocação de US$ 282,9 milhões até 2031. A concessão é feita à Vale USA LLC, afiliada integral da Vale.

Em nota, a Vale detalha que a planta será instalada na região de River Parishes, ao longo do Rio Mississippi, para favorecer o acesso a consumidores finais no mercado americano. O projeto produzirá briquete de minério de ferro, a capacidade prevista é de 1,5 milhão de toneladas por ano, com potencial de expansão

O briquete de ferro que será produzido oferecerá reduções de CO2, oxidos de enxofre (SOx) e óxidos nitrosos. A produção também deve exigir menos água.

* Com Estadão Conteúdo.

Exit mobile version