Ipês roxos, buganvilles, quaresmeiras e alamandas vão cobrir a paisagem da entrada de Itabira em breve. Por meio do Programa Semeando Atitudes, a Vale, em ação conjunta com a comunidade e diferentes órgãos do município, promoveu o plantio de mil mudas dessas espécies às margens da MG 129, no último sábado (24), em comemoração ao Dia Mundial da Árvore.
Cerca de 300 pessoas foram envolvidas na atividade, cujo objetivo foi sensibilizar a comunidade para a importância e preservação do Meio Ambiente. Ao longo da ação, elas também puderam conhecer as atividades realizadas pela equipe do Programa de Educação Ambiental da Vale durante todo o ano, como capacitações, oficinas e palestras.
As mudas foram plantadas no entorno de toda a Funcesi até o bairro Conceição, local muito usado pela comunidade para a prática de atividade física. “É muito importante para a Vale desenvolver e apoiar ações participativas como essa que ajudam a planejar uma cidade mais arborizada”, destaca Daniel Daher, gerente-executivo do Complexo Itabira.
Irineu Cortez, Gerente de Meio Ambiente do Corredor Sudeste, reforça o coro de Daher e conta que toda a ação foi planejada a partir do diálogo com os itabiranos. “Todas as ações de Educação Ambiental são planejadas conforme realidade local e visam atender o anseio da comunidade de Itabira que tenha relação com nossas operações.”
Para planejar atividades como a realizada no sábado, a Vale desenvolve antes metodologias participativas para diagnosticar as principais necessidades das comunidades de acordo com Cortez.
Presidente da Associação de Rio de Peixe, Durval Heriberto Gomes comemora a atividade: “Somos uma associação rural e a pauta do meio ambiente é muito importante para nós, é uma demanda muito forte da nossa comunidade e a ação está diretamente ligada as comunidades, realidade”, confirma.
Jean Charles da Cunha, representante da ONG Sociedade Ambiente Vivo Itabira, reforça a importância da ação: “A questão ambiental deve caminhar junta com os representantes de todos os setores da sociedade e é uma pauta para se preocupar por causa da realidade ambiental em que viemos. Ações assim são necessárias para conscientizar a população.”
*Com informações da Vale