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Valentim Empório Cervejeiro é sucesso na vida noturna itabirana

Valentim

Conforto, acolhimento e modernidade. Estas três palavras podem resumir bem o sucesso instantâneo do Valentim Empório Cervejeiro entre os frequentadores das regiões boêmias de Itabira. Na cidade há quase três anos, o estabelecimento ganhou rapidamente o carinho de parcela significativa da população, cujo reconhecimento se refletiu no prêmio Top of Mind de melhor bar da cidade.

Gerida pela advogada Sofia Lage, a empresa oferece um atendimento tão simples quanto moderno. Antes de servir sua bebida, o cliente adquire um cartão RFID e o abastece com o valor que quiser. Ao final da noite, leva para casa, usando o mesmo nas próximas visitas ao Valentim.

Com o cartão recarregado, o cliente possui um leque de opções de chopp para se servir, escolhendo a quantidade que bem entender. Além das atuais 17 torneiras de chopp, também são oferecidas uma extensa cartela de vinhos, para todos os gostos e bolsos, e várias opções de drinks.

As latas das cervejas exclusivas do Valentim são a grande novidade. Os cinco rótulos da casa, que já estão disponíveis nas torneiras como chope, agora estão disponíveis em lata na versão cerveja.

A criação da empresa surgiu da relação bastante próxima de Sofia e seu marido, Paulo Henrique Campos, com o mundo da cerveja artesanal. Ele, inclusive, costumava produzir a bebida para familiares e amigos. A sogra da advogada, Rita de Cássia Moreira, também trabalha no Valentim e é, atualmente, a gerente da casa.

A princípio, conhecidos e amigos do casal surgiram como os principais frequentadores do local, fazendo, sempre que possível, propaganda do novo point que havia surgido na cidade. Aos poucos, porém, a clientela foi crescendo de maneira exponencial.

E foi esse apoio de pessoas mais próximas, aliado à dedicação envolvida no negócio, que fez do Valentim o bar mais lembrado pelos itabiranos no prêmio Top of Mind, como explica a própria advogada.

“Foi uma surpresa termos sido os mais lembrados, por isso ser tão recente, mas isso é fruto de muito trabalho”, Sofia Lage.

“Inicialmente, os nossos conhecidos e amigos abraçaram muito a causa e nos ajudaram, seja frequentando ou falando da novidade para outras pessoas, fazendo com que, aos poucos, isso transcendesse. Claro que foi uma surpresa termos sido os mais lembrados, por ser algo tão recente, mas isso é fruto do trabalho, a dedicação e o amor que deixamos aqui todos os dias”.

O tratamento oferecido pelos funcionários da casa também é citado por Sofia como um dos fatores importantes para a conquista da confiança junto aos clientes. “Prezamos bastante por um atendimento de excelência, tanto que eu sempre me faço presente, a Rita sempre está aqui atendendo todo mundo com muito amor e, modéstia a parte, a minha equipe é muito boa. Tudo isso cativa o cliente, o faz se sentir em casa. Mesmo quem vem sozinho se sente acolhido, sem deixar de vir por estar desacompanhado”.

Driblando desafios

E foi por conta deste “boom” de novos fregueses que o Valentim precisou repensar o espaço. Segundo Sofia, além de oferecer mais conforto, a ampliação solucionou um problema de logística recorrente.

“A expansão solucionou dois problemas. O primeiro é que o espaço interno era muito pequeno, então percebemos que precisávamos de um pouco mais de conforto aos clientes. O segundo é que a logística para armazenamento dos barris deixava a desejar. Não era raro eles chegarem no meio da noite e não termos mais barris gelados, porque não havia onde gelar. Portanto, conseguimos avançar nestes dois aspectos.”

Além do mais, com a pandemia, o Valentim precisou se reinventar. “Enfrentamos muitas restrições e ficamos de portas fechadas por vários meses.

Aproveitamos para adquirir novos softwares, como aplicativos de entrega própria, cardápio on- -line e comandas abertas eletronicamente. Quando reabrimos, recebemos o cliente de braços abertos. Nossa equipe trabalhou dia e noite para se adaptar a nova realidade. Eles não abandonaram o Valentim e nós também não os abandonamos! Seguimos firmes sem demitir ninguém”, se orgulha Sofia.

A empreendedora garante que a gestão do negócio envolve a criação de ideias a todo momento, inclusive aquelas sugeridas pelos clientes e que estejam ao alcance. Tudo para continuar, aos poucos, conquistando cada vez mais itabiranos.

“Nós ficamos maquinando ideias todos os dias, até porque esse ramo é muito perecível. Costumamos acolher muitas sugestões de clientes, desde que não fujam da nossa proposta, já que sempre haverá pedidos para comercializarmos hambúrguer, comida japonesa, cerveja de garrafa etc. Então a gente faz a análise, vê o que pode ser feito e tenta acolher. O cliente da noite anseia por novidades”, conclui.

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