Ainda há chances! O Valeriodoce Esporte Clube (VEC) recebeu na manhã deste domingo (14), no Estádio Israel Pinheiro, o Betim Futebol e conquistou uma importante vitória por 2 a 1, que manteve acesa a esperança de conseguir o acesso para a primeira divisão do Campeonato Mineiro. Luís Felipe e Kaíque marcaram os gols do triunfo do Dragão; Juninho Tardelli descontou para a equipe da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Apesar de manter as esperanças de classificação, o cenário ainda é complicado para o Valério. Com três pontos somados em três jogos, o Dragão precisa vencer a União Recreativa dos Trabalhadores (URT) no próximo sábado (20), em Patos de Minas — e melhorar o seu saldo de gols. Além disso, terá que torcer por um tropeço do Betim na última rodada, contra a própria URT.
Caso esse cenário se confirme, as três equipes ficariam com seis pontos e a classificação seria decidida no saldo de gols. No momento, o Betim possui dois gols de saldo; a URT tem um gol; e o Valério tem um saldo negativo de três gols.
A partida
O primeiro tempo foi bastante burocrático, sem que as equipes conseguissem criar grandes oportunidades. O Betim até tentou pressionar o Valério, ocupando o campo adversário. A primeira chegada foi do time da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) aconteceu aos cinco minutos, quando o goleiro do Dragão, Glaycon, se antecipou e evitou que o lançamento de Jardel chegasse para Klenisson.
Durante a primeira metade da etapa inicial, o jogo seguiu com poucas chances. Até então, o goleiro Wellington, do Betim, apenas assistia à partida, sem ser incomodado pelo time de Itabira. O meio-campo do Valério não conseguia furar os sistema defensivo da equipe betinense, e os pontas Andrey e Kaíque estavam distantes, sem grandes chegadas ao ataque.
A primeira tentativa do Valério acontece somente nos 22 minutos, em uma cabeçada de Kaíque, mas sem grande perigo. A partir daí, as equipes passaram a apostar nas bolas alçadas na área, principalmente em cobranças de faltas e escanteios.
Aos 27 minutos, o meio-campista do Valério Luiz Felipe experimentou em cobrança de falta e o goleiro Wellington deu rebote, desperdiçado por Jean. Aos 39, o atacante Paulo Henrique entrou na área e ficou cara a cara com o arqueiro do Dragão, Glaycon, que fez uma grande defesa.
A resposta do Valério veio aos 44 minutos do primeiro tempo, depois de boa troca de passes entre Pedrinho e Andrei, que invadiu a área e cruzou, mas ninguém apareceu para finalizar para o fundo das redes. Foi a chance mais clara que Dragão teve para abrir o marcador.
Antes do intervalo, Marcos Valadares precisou mexer: o lateral direito Júlio César se lesionou e deu lugar para o volante Júlio César. Mesmo com três minutos de acréscimo, as equipes não voltaram a criar e a primeira etapa terminou com um 0 a 0 no placar.
Segundo tempo
Precisando da vitória, Marcos Valadares promoveu duas mudanças no intervalo: Leandro dos Santos entrou na vaga de Luiz Felipe Rodrigues; enquanto Denis substituiu o meia Mateus Nascimento. O Betim também aproveitou para mexer: Evans no lugar de Erick e trocou Marcos dos Anjos por Gleisson Ferreira.
As mudanças surtiram efeito positivo no Valério. Aos 3 minutos, após erro na saída de bola, Luis Felipe quase abriu o placar. Dois minutos depois, Kaíque conseguiu uma boa roubada de bola, mas faltou capricho na hora de finalizar.
O Betim seguia tentando na bola parada, principalmente nas cobranças de escanteio — mas sem muito sucesso. Aos 14 minutos, Kaíque pediu toque de mão na área do Betim, mas o árbitro Celso Luis da Silva não marcou, mesmo com as muitas reclamações dos jogadores do Valério.
Buscando mudar o jogo, o técnico do Betim, Alex Nascif, fez mais duas mexidas: José Tadeu, mais conhecido como Juninho Tardelly — ele é irmão de Diego Tardelly, ex-Atlético — entrou na vaga do camisa 10 Diego Jardel, aos 16 minutos; e Paulo Victor na vaga de Vinicius Nascimento, aos 21 minutos.
Porém, no intervalo entre as substituições da equipe betinense, o Valério acabou abrindo o placar. Aos 18 minutos, Luis Felipe acertou um belo chute da entrada da área: 1 a 0. Dois minutos depois, aos 20, Klenisson errou na saída de bola e Kaíque aproveitou a oportunidade para invadir a área e tocar na saída do goleiro Wellington: 2 a 0 para o Dragão.
A equipe de Itabira seguiu pressionando, tentando matar o jogo. Aos 26, o goleiro do Betim Wellington fez uma grande defesa após chute do atacante Pedrinho. Na sequência, o camisa 9 do Valério se machucou e precisou ser substituído por Maicon. O Betim aproveitou a parada para voltar a mexer: Mateus William no lugar de Luis Felipe.
Com o jogo caminhando para o final, o Valério fez a sua última substituição com Pedro Henrique entrando no lugar de Andrey. A arbitragem assinalou 5 minutos de acréscimo, tempo suficiente para o Betim diminuir: gol de Juninho Tardelly, aos 47. Mas a reação parou aí e a partida terminou com a vitória do Dragão, por 2 a 1.