O jornalista Valmir Salaro vai deixar a equipe de jornalistas da Rede Globo após 31 anos de trabalho. Informações publicadas pelo portal F5, da Folha de São Paulo, o repórter e a emissora acertaram um acordo que encerra o vínculo fixo de Salaro. Entretanto, ele poderá retornar em projetos específicos e especiais a partir do ano que vem.
“Valmir Salaro e a Globo decidiram em comum acordo que o profissional permanece na empresa até o final deste ano. As portas da Globo estão abertas para novos projetos de Valmir no futuro”, diz nota da Rede Globo.
Na emissora carioca desde 1992, Salaro realizou reportagens marcantes para o “Jornal da Globo” e o “Fantástico”, abordando temas como o tráfico de órgãos humanos e casos notórios como o do “Maníaco do Parque”, da menina Isabela Nardoni e de Suzane Von Richthofen. Sua habilidade em cobrir histórias de grande repercussão e complexidade reforçou sua posição como um dos principais repórteres investigativos do Brasil.
Em 2022, a emissora lançou o documentário “Escola Base – um Repórter Enfrenta o Passado”, em que aborda o arrependimento de Valmir Salaro e da imprensa nacional por terem noticiado, há 28 anos, uma falsa acusação de abuso contra crianças de 4 anos na Escola Base, em São Paulo.