Corinthians e Atlético-MG entraram em campo, na tarde deste domingo (13), na Neo Química Arena, em São Paulo, em um jogo de grande importância para os mineiros — e sem maiores objetivos para os paulistas. O time do técnico Cuca lutava por uma vitória para, depois de um ano abaixo da expectativa, ao menos conseguir a classificação para a Libertadores. Em campo, o Galo conseguiu uma vitória por 1 a 0, gol marcado por Vargas, que também viveu momentos complicados na temporada, e se classificou para o torneio sul-americano. Os paulistas, mesmo com a derrota, terminaram o Campeonato Brasileiro na quarta posição.
Já estava com saudades, @LibertadoresBR. Queremos a copa! ? https://t.co/HqTVgcKq0j
— Atlético (@Atletico) November 13, 2022
A primeira chegada foi do Corinthians, aos 15 minutos. Yuri Alberto recebeu a bola na entrada da área, ganhou a disputa na corrida com o zagueiro Réver e bateu firme, mas Everson conseguiu evitar o gol. Aos 22, mais uma vez o Corinthians chegou com perigo. Du Queiroz foi à linha de fundo e cruzou para a área. A bola caiu nos pés de Róger Guedes, que ajeitou o corpo e bateu, mas a bola passou tirando tinta da trave do Atlético-MG.
Quando o primeiro tempo se encaminhava para um empate sem gols, o Atlético-MG abriu o placar. Aos 41, Nacho Fernández tabelou com Jair dentro da área e cruzou à meia altura, mas Fausto Vera fez o bloqueio com o braço — pênalti para o time mineiro. Na cobrança, já aos 44 minutos, o chileno Vargas, com muita categoria, deslocou o goleiro Cássio e fez o primeiro gol do jogo, resultado que deixava a equipe de Cuca classificado para a Libertadores.
Frio y decisivo! ??? pic.twitter.com/5pUVKKKhTB
— Atlético (@Atletico) November 13, 2022
No segundo tempo, o Corinthians quase empatou logo aos quatro minutos. Em boa jogada de Renato Augusto, Du Queiroz cruzou na medida para Yuri Alberto desviar de cabeça. A bola cruzou a pequena área e sobrou na esquerda para Fábio Santos, que mesmo sem ângulo, chutou forte, mas a bola foi na rede pelo lado de fora da meta atleticana.
Depois da primeira boa chegada do Corinthians no segundo tempo, o jogo ficou mais cadenciado. O Corinthians não mostrava força para assustar o goleiro Everson e o Atlético-MG passou a tocar a bola, chegando ao ataque apenas esporadicamente.
O Atlético-MG perdeu duas boas chances de definir a partida, mas desperdiçou dois contra-ataques com Nacho Fernández e com Vargas Depois disso, com o time do técnico Cuca parecendo estar mais preocupado com os resultados dos outros jogos do que com sua própria partida, a partida foi se arrastando até os momentos finais, quando o Corinthians tentou pressionar o adversário em busca do gol de empate.
Contudo, logo quando o time tentava empurrar o Atlético-MG para o seu campo, o jogo foi paralisado por conta de sinalizadores, que foram acesos na torcida do Corinthians. Depois, mesmo com oito minutos de acréscimos, o time do técnico português Vítor Pereira não teve forças para buscar o empate.
Ele crava, não tem jeito. Boa, Edu! ??? pic.twitter.com/FAIAHe32nB
— Atlético (@Atletico) November 13, 2022
Ficha técnica
Corinthians 0 X 1 Atlético-MG
Corinthinas: Cássio; Fagner, Robert Renan, Gil e Fábio Santos; Fausto Vera (Mateus Vital), Du Queiroz, Maycon (Giovane) e Ramiro (Renato Augusto); Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Filipe Almeida.
Atlético-MG: Everson; Mariano, Jemerson, Réver e Dodô, Allan, Jair, Zaracho (Guga), Nacho Fernández (Rubens) e Keno (Ademir); Vargas (Pavón). Técnico: Cuca.
Gol: Vargas, aos 44 minutos do primeiro tempo.
Árbitro: Bráulio da Silva Machado.
Cartões amarelo: Zaracho, Fábio Santos, Jemerson, Everson, Allan, Maycon, Nacho Fernandez e Vargas.
Público: 43.414 pagantes.
Renda: R$ 2.364.497,50.
Local: Neo Química Arena.