Na tarde dessa sexta-feira (3), durante a apresentação ao vivo de seu programa “Brasil Urgente”, na Band, José Luiz Datena lançou sua candidatura à Presidência da República. A confirmação aconteceu em tom de indignação enquanto o jornalista dizia que “não é hora de falar sobre política e sim de ajudar o povo”.
Datena disse que será candidato pelo PSL, partido que elegeu o presidente Jair Bolsonaro. “Não venha me procurar para entrevista sobre Presidência da República, por que eu sou candidato e o único pelo partido que me lançou, o PSL. Mas não falo mais disso aqui. E não venham me procurar, sites e revista. Eu sou candidato, mas não vou falar mais disso”, declarou durante o program.
Ih rapaz o Datena lançando a candidatura a presidência ao vivo pic.twitter.com/MrYhdFBTCi
— Dudu (@Dudu) September 3, 2021
Terceira Via
A chamada Terceira Via para as eleições de 2022 vem ganhando cada vez mais força e alçando à carreira de política nomes conhecidos da televisão brasileira. Segundo notícias do bastidores da política nacional, Datena já vinha participando de negociações para formação de alianças que incluem conversas com o PDT, de Ciro Gomes, e o MDB.
O nome do apresentador já esteve entre os possíveis presidenciais diversas vezes nos últimos anos. Porém, há alguns ano, em algumas oportunidades, ele acabou desistindo da ideia. Desta vez, parece que é para valer. O que se comenta é que mesmo lançado como pré-candidato à Presidência da República, Datena não descarta outras possibilidades, como talvez uma candidatura ao Senado ou ao Governo do estado de São Paulo.
De qualquer maneira, ele entra pro hall dos nomes conhecidos que podem disputar o cargo. O que se aventaé o seguinte questionamento: será que Datena teria capacidade de “bagunçar” o cenário eleitoral bastante polarizado que se formou no Brasil? E com quem ele e seu partido poderiam negociar futuras alianças?