Pode até parecer mais uma história de pescador mas não é. Neste domingo (6), um pescador pegou um peixe de mais de 100 quilos, em Canguaretama, no litoral do Rio Grande do Norte.
Gilvan Paulo do Nascimento, de 41 anos, relatou que por volta das 15h começou a pescar. Quando, de repente, sentiu que o peixe fisgou a isca e ficou preso à linha de nylon. O peixe era tão pesado que para retirá-lo da água, Gilvan teve que pedir ajuda a outro pecador. Eles só conseguiram depois de duas horas.
“Eu peso 55 quilos e tirar um peixe de 100 quilos da água foi luta, foi muita força, e eu ainda precisei da ajuda de outro pescador”, disse.
O peixe da espécie Camurupim tinha 2, 25 metros de comprimento. Não demorou muito tempo e o peixe foi vendido por R$ 500. “Depois apareceram outras pessoas para comprar mais caro, mas aí eu já tinha vendido”, fala Gilvan.
De acordo com o pescador, não foi a primeira vez que pesca esse peixe. “No ano 2000, no período do carnaval, eu pesquei um da mesma espécie, mas um pouco menor. Pesco desde criança, já tenho costume com o mar”, conta.
Curiosidades do Camurupim
Também conhecido como Pirapema no Brasil, o peixe é encontrado desde o Amapá até a região norte do Espírito Santo. Habitam os canais de mangue e águas fluviais. Chegam a pesar mais de 100 quilos e medir cerca de 2,50m quando adulto. A espécie com escamas grandes apresenta um corpo comprido e alongado.
Sua dieta consiste principalmente de pequenos peixes e crustáceos. O camurupim é capaz de encher sua bexiga natatória com ar, de forma semelhante a um pulmão primitivo. Assim, esse peixe consegue sobreviver em ambientes com baixo nível de oxigênio na água.