Site icon DeFato Online

Vereador Bruno Cabeção quer lista de espera da Saúde publicada no site da Prefeitura de Monlevade

Vereador Bruno Cabeção quer lista de espera da Saúde publicada no site da Prefeitura de Monlevade

O vereador Bruno Cabeção (Avante) finalizou esta semana a elaboração do projeto de lei 1.224/2021 que dispõe sobre a publicação, na internet, da lista de espera dos pacientes que aguardam por consultas, exames e intervenções cirúrgicas e outros procedimentos nos estabelecimentos da rede pública de saúde em João Monlevade.

De acordo com o parlamentar, a matéria tem o objetivo de promover transparência aos pacientes.

“A Secretaria de Saúde alega que a demanda por consultas, exames, cirurgias, dentre outros procedimentos, é elevada em virtude de acúmulos de administrações anteriores. A população tem o direito de saber sobre o andamento dessa fila de espera em virtude da considerável demora nos atendimentos”, explica Bruno.

Primeira vez

Consta no artigo 1º que a Secretaria Municipal de Saúde deverá publicar e atualizar, no site oficial do Município na internet, a lista de espera dos procedimentos em saúde e as listagens deverão ser específicas para cada modalidade de consulta (discriminada por especialidade).

A matéria prevê ainda que a divulgação das informações deverá observar o direito à privacidade do paciente, que poderá ser identificado pelo número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou pelo Cadastro de Pessoas Físicas.

O PL já recebeu aval da Procuradoria Jurídica do Legislativo, mas para ser submetido a votação precisa ser avaliado pela comissão de Legislação, Justiça e Redação, além das comissões temáticas de Administração Pública, Infraestrutra e Serviços e a de Saúde, Saneamento Básico e Meio Ambiente.  Por conta disso, ainda não há previsão de quando a matéria será apreciada em primeiro turno de votação, mas o vereador Bruno acredita que ocorra no próximo mês.

“Pela relevância da matéria, acredito na agilidade dos meus pares porque, se implantado, o projeto de lei vai permitir que o cidadão tenha acesso às informações sobre a sua posição e previsão nos atendimentos das listas de espera, trazendo mais transparência, eficiência e inovação”, opina Bruno.

Exit mobile version