Durante a sessão das comissões permanentes da Câmara Municipal de Itabira, realizada nesta segunda-feira (9), o vereador Marquinhos da Saúde (Solidariedade) detalhou o Projeto de Lei nº 01/2026, de sua autoria, que já foi protocolado e se encontra em tramitação na Casa. A proposta determina a obrigatoriedade da instalação de barreiras físicas de proteção em vidro ou acrílico em todos os balcões de atendimento das unidades de saúde do município, abrangendo tanto a rede pública quanto a privada.
O objetivo da medida é ampliar a segurança sanitária e reduzir o risco de contaminação por agentes infecciosos, protegendo tanto os profissionais que atuam na linha de frente quanto os usuários do sistema.
Em sua justificativa, o parlamentar destacou que o foco é a proteção de quem está em contato direto com o público. “O objetivo maior do projeto é proteger quem está à frente do balcão atendendo os usuários. As doenças virais, como a Covid, são transmitidas por partículas, e não sabemos quem chega doente. A intenção é proteger as recepcionistas e também os próprios usuários, evitando a troca de partículas”.
O projeto visa reforçar medidas de prevenção em ambientes de alto fluxo de pessoas, como hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e centros ambulatoriais.

