O vereador progressista José Júlio Rodrigues, o Júlio do “Combem”, propôs a realização de audiência pública em Itabira para que a comunidade debata os critérios para a volta às aulas presenciais. Requerimento com essa finalidade foi aprovado na terça-feira (23), durante reunião ordinária. Júlio informou hoje (25) que o pedido foi acolhido pelo governo municipal e a data e o horário para a escuta popular estão em definição.
Júlio preside a Comissão de Educação, Cultura, Desportos e Lazer. Na terça, o parlamentar citou a necessidade de pais e responsáveis serem ouvidos no processo e que a decisão se dê de forma coletiva. O requerimento para a audiência foi apoiado pelos colegas.
Bernardo Rosa (Avante) endossou. Pediu à Câmara que cobre da administração pública investimentos que aproximem a rede pública do ensino privado. A menção dele se deu aos desafios encarados pela rede municipal no ensino remoto, durante a pandemia de Covid-19: transmissão de aulas pela internet, dificuldades de acesso por alunos etc.
Há cerca de dez dias, a Prefeitura de Itabira informou que trabalha com o planejamento de que as aulas presenciais retornem em abril nas redes municipal, estadual e particular. Os protocolos já estão em estágio avançado de preparação, mas a vacinação dos profissionais é colocada como uma condicionante para que o plano seja executado.