Em discurso durante a sessão da Câmara Municipal de Itabira na última terça-feira (5), o vereador Renaldo Lacerda (PSB) usou a tribuna para realizar um chamamento à união, ao respeito institucional e ao foco no desenvolvimento econômico da cidade no início do ano legislativo de 2026.
Em seu terceiro mandato, Lacerda saudou os novos colegas, destacando a “importância e a grandeza” do Poder Legislativo, lembrando que “todos os gastos de Itabira, todas as vidas da população passam por essa casa”. Reconhecendo os atritos e ruídos de comunicação que marcaram o ano anterior, o parlamentar fez um apelo por um mandato mais harmônico e produtivo.
“Podemos fazer mais”, afirmou, conclamando os pares a superarem divergências partidárias e egos em prol de projetos de relevância para a cidade. Ele ressaltou que, apesar das limitações regimentais, a Casa tem o poder de fomentar o debate público e articular ações conjuntas.
Como eixos centrais para o trabalho parlamentar, Lacerda citou a necessidade de impulsionar a diversificação econômica de Itabira, mencionando projetos estruturantes como:
– O fortalecimento das instituições de ensino superior Unifei, e também o curso de medicina da Funcesi;
– As tratativas sobre a MG-129 junto ao Governo de Minas e à Vale;
– O incentivo ao turismo.
O vereador propôs a realização de audiências públicas para envolver o setor empresarial e a sociedade civil na construção de soluções, atuando em conjunto com o Poder Executivo.
Ao finalizar, Lacerda reafirmou seu compromisso com o respeito mútuo entre todos os partidos e servidores da Casa e desejou um “mandato exemplar” aos colegas, enfatizando a responsabilidade comum de preparar o futuro da cidade, especialmente em um ano eleitoral. “Vamos somar para que Itabira possa realmente amanhã ser uma cidade destaque no nosso estado e no nosso país”, concluiu.

