Vereadores de Belo Horizonte cobram a construção de uma segunda área de escape no Anel Rodoviário com a finalidade de diminuir os acidentes no trecho da descida para o trevo do Betânia. O assunto foi discutido na Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (23).
Por meio de requerimento de Irlan Melo (Patri), realizou audiência pública para discutir a possibilidade de construção de uma segunda área de escape. Foram apresentadas obras previstas, com recursos do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Irlan Melo criticou o fato de que não há previsão para a construção de uma nova área de escape no edital de concessão do Anel Rodoviário, que deve ser publicado nos próximos meses, uma vez que a atual Concessionária Via 040 deixará de administrar a área.
A lista de obras para o Anel Rodoviário por meio do Novo PAC prevê alargamento de viaduto, implantação de novo viaduto, alças e passarela no pontilhão ferroviário do Bairro Betânia, com previsão de licitação de projeto executivo em janeiro de 2024. Há, ainda, com previsão para início em abril do ano que vem, novas alças viárias e implantação de um novo viaduto na BR-040 sobre o Anel Rodoviário.
Diferentemente da primeira área de escape, que foi construída com recursos municipais, as obras do PAC 3 serão realizadas com recursos do governo federal. Para Irlan Melo, a grande reforma do Anel Rodoviário prevista no Novo PAC deve ter como prioridade a construção da segunda área de escape.
Área de Escape deu resultado
Conforme o gerente de Operações da Via 040, que administra o Anel Rodoviário, Leonardo Cardoso, desde a implantação da área de escape houve diminuição de vítimas fatais em 50% no trecho por ela impactado. Já de acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, as mortes diretamente relacionadas a veículos com problema mecânico deixaram de acontecer no trecho que recebeu a área de escape no Anel Rodoviário, desde que ela foi inaugurada.
Em 2022, a Polícia Militar Rodoviária registrou cerca de 730 acidentes com vítimas no Anel Rodoviário, resultando em 60 mortes. Diante disso, a necessidade de intervenções é colocada como urgente pelo vereador Irlan Melo, que cobrou agilidade na disponibilização de recursos do Novo PAC, na elaboração de projetos executivos e na execução das obras.
Administração
Irlan Melo lembrou que quando a Concessionária Via 040 foi selecionada para administrar o Anel Rodoviário, não havia previsão de obras para a referida área no edital de concessão. Como a Via 040 deixará a administração, ocorrerá um processo de relicitação e contratação de uma nova empresa para o trecho. Até lá, conforme decisão da Justiça Federal, a Concessionária Via 040 deverá prosseguir com a prestação de serviços de manutenção, conservação, operação e monitoramento da rodovia.
Diante disso, Irlan Melo argumenta que será cometido um erro caso o novo processo de concessão não preveja intervenções no Anel Rodoviário. O parlamentar explica que já apresentou indicações relativas à necessidade de intervenções e nova área de escape e, portanto, caso o novo edital não preveja obras, não será por falta de aviso.
*Com Comunicação da CMBH