Site icon DeFato Online

Vereadores pedem prestação de contas do que foi aplicado no enfrentamento da pandemia em Itabira

Vereadores pedem prestação de contas do que foi aplicado no enfrentamento da pandemia em Itabira

O prefeito Marco Antônio e sua equipe de governo, acompanhado de vereadores da base em coletiva realizada no dia 6 de março. Foto: Acom PMI

O presidente da Câmara de Vereadores, Weverton Leandro Santos Andrade – o “Vetão” (PSB) -, oficiou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por informações sobre o enfrentamento da Covid-19 no município. Vetão questiona o recebimento e a aplicação de recursos oriundos das três esferas de governo – municipal, estadual e federal – e os gastos a partir dessas verbas públicas desde o início da pandemia na cidade.

“É sabido que a atual gestão conta com apenas três meses de mandato. Porém, creio que existem prestações de contas deixadas pelo governo passado”, comentou o socialista.

O vereador também quer um balanço das vacinas contra Covid-19 destinadas à cidade e a listagem dos que foram imunizados e em quais grupos prioritários eles se encaixam. “É válido ressaltar que tais informações se fazem necessárias para meu cumprimento do dever de fiscalização, bem como é preconizado também pelo artigo 5°, inciso XXXIII, da Constituição Federal”.

Informações públicas

A agenda de enfrentamento à pandemia mobiliza outros vereadores. Carlos Henrique da Silva, o “Carlinhos Sacolão” (PSDB), apresentou projeto de lei que obriga o município de Itabira a tornar públicas as informações dos moradores vacinados contra a Covid-19. A proposta é analisada nesta quinta-feira (25) pelas comissões permanentes da Câmara.

Tratamento precoce

Rosilene Félix (MDB) remeteu ofício à SMS por dados sobre o plano municipal de vacinação. Solicitou, também, estudo e discussão em âmbito local para verificar a viabilidade de tratamento precoce na rede pública. Há um movimento no país que defende o uso de medicações como hidroxicloroquina, ivermectina, nitazoxanida, azitromicina, colchicina e outras drogas, na fase inicial ou nas fases mais avançadas da doença.

Hospital de campanha

Sebastião Ferreira Leite, o “Tãozinho” (Patriota) reivindicou, em ofício encaminhado na terça (23) à Prefeitura, a implantação de um hospital de campanha, sugerindo a instação da estrutura no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, no Centro. O governo, no entanto, já estuda montar um hospital de retaguarda em parceria com São Gonçalo do Rio Abaixo.

Tem acompanhado de perto as ações da SMS no assunto, ademais, a comissão especial parlamentar para assuntos relacionados ao coronavírus. A comissão é formada por seis membros: Bernardo de Souza Rosa (Avante) é o presidente, Júlio “do Combem” (PP) o relator, e Carlos Henrique de Oliveira (PDT) o vogal. Os suplentes são Rosilene Félix, Tãozinho Leite e Sidney Marques (PTB).

Exit mobile version