Max Verstappen e a Red Bull estão em uma competição à parte. O bicampeão do mundo venceu mais uma corrida neste domingo (4) durante o GP da Espanha, sua quinta vitória na temporada e 40ª da carreira. O pódio teve uma grata surpresa para a Mercedes, que teve Lewis Hamilton na segunda colocação e George Russell em terceiro. Verstappen fez tempo de 1h17min611 e ainda garantiu a volta mais rápida do dia.
“Foi um grande prazer pilotar um carro como esse, ele mostrou hoje o quão competente é. Variamos muitos pneus e na maior parte do tempo tivemos o pneu certo. Sabia que a largada seria mais difícil, conseguimos manter a posição e isso foi importante. Nós tivemos um fim de semana forte, para mim e para a equipe, e gostaria de manter assim ao longo da temporada”, disse Verstappen após a vitória, em entrevista dada a Nico Rosberg.
Com 40 vitórias na carreira, Verstappen fica a apenas uma de igualar Ayrton Senna. O holandês da Red Bull lidera o campeonato com sobra. Já são 170 pontos rumo ao tricampeonato. Sergio Perez, também da Red Bull (vencedora de todos os GPs do ano) ficou na quarta colocação. O mexicano possui 117 pontos. Em terceiro na classificação geral vem Fernando Alonso, da Aston Martin, que tem 99 pontos e terminou em sétimo neste domingo.
Correndo em casa, Carlos Sainz ficou na quinta posição, seguido pela dupla da Aston Martin com Lance Stroll e Alonso. Esteban Ocon, Yuki Tsunoda e Zhou Guanyu fecharam o top 10. O saldo do dia foi positivo para a Mercedes. Hamilton e Russell não dividiam o pódio desde o GP de São Paulo em 2022, vencido por Russell. A equipe alemã supera a Aston Martin e assume a vice-liderança do Mundial.
“Que público incrível aqui, como em todos os anos. Que resultado espetacular hoje, não estávamos esperando. Quero agradecer a toda nossa equipe pelo trabalho. Eu acho que eles (Red Bull) estão rápidos demais, se conseguirmos nos aproximar ao longo do ano vai ser bom, se não, ficará para a temporada que vem”, disse Hamilton, muito contente, após o resultado.
Russell também deu declarações mostrando muita satisfação com o trabalho da equipe. “Estou surpreso, tenho que agradecer à equipe pelo carro. Sai de 12º para 3º. Com certeza o carro está melhor. Estou muito feliz de estar no pódio hoje. Espero que seja um sinal do que está por vir para nós”.
A Fórmula 1 fará uma pausa de uma semana e retorna no fim de semana do dia 16 de junho para o GP do Canadá. A corrida no Circuito de Barcelona terminou sem nenhum abandono, repetindo o que houve no GP de Miami. Celebridades e atletas acompanharam de perto o evento na Espanha, caso de Neymar, Mbappe, Sergio Busquets e João Félix, além das cantoras Shakira e Rosalía.
Confira o resultado do GP da Espanha de Fórmula 1:
- Max Verstappen (HOL/Red Bull), em 1h17min611
- Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 24s090
- George Russell (ING/Mercedes), a 32s389
- Sergio Pérez (MEX/Red Bull), a 35s812
- Carlos Sainz (ESP/Ferrari), a 45s698
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 1min03s320
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 1min04s127
- Esteban Ocon (FRA/Alpine), a 1min09s242
- Zhou Guanyu (CHI/Alfa Romeo), a 1min11s878
- Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 1min13s530
- Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 1min14s419
- Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri), a 1min15s416
- Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 1 volta
- Nyck de Vries (HOL/AlphaTauri), a 1 volta
- Nico Hulkenberg (ALE/Haas), a 1 volta
- Alexander Albon (TAI/Mercedes), a 1 volta
- Lando Norris (ING/McLaren), a 1 volta
- Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 1 volta
- Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo), a 1 volta
- Logan Sargeant (EUA/Mercedes), a 1 volta