Vídeo da Vale mostra as obras emergenciais em Barão de Cocais
Mineradora teve de fazer várias intervenções para reduzir impactos em caso de rompimento de barragem, até que muro de concreto de 306 metros fique pronto
A mineradora Vale divulgou na manhã desta quarta-feira (21) um vídeo sobre as obras na região da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (região Central de Minas Gerais), para reduzir os impactos às pessoas e ao meio ambiente em caso de rompimento da barragem Sul Superior.
Desde o dia 22 de março, a represa de rejeitos de mineração da Vale está em nível máximo de alerta (3). Antes, no entanto, no dia 8 de fevereiro, quando o nível de alerta subiu para 2, cerca de 500 pessoas que vivem na área de autossalvamento foram evacuadas e, desde então, não podem retornar ao local.
Para o descomissionamento da barragem e a extinção do risco para a população de Barão de Cocais, a Vale anunciou a construção de um muro de concreto gigantesco. No vídeo, a Vale informa que essa estrutura de contenção terá 36 metros de altura, 13,5 metros de largura e 306 metros de comprimento.
Obras emergenciais
Até que este muro de concreto fique pronto, a Vale teve de fazer obras emergenciais devido ao alto risco de rompimento da barragem. Duas barreiras com telas metálicas já foram construídas com a função de reduzir a velocidade da lama. A maior delas tem 57 m de comprimento. Também foi feita uma barreira com 1.005 blocos.