A mineradora Vale divulgou na manhã desta quarta-feira (21) um vídeo sobre as obras na região da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (região Central de Minas Gerais), para reduzir os impactos às pessoas e ao meio ambiente em caso de rompimento da barragem Sul Superior.
Desde o dia 22 de março, a represa de rejeitos de mineração da Vale está em nível máximo de alerta (3). Antes, no entanto, no dia 8 de fevereiro, quando o nível de alerta subiu para 2, cerca de 500 pessoas que vivem na área de autossalvamento foram evacuadas e, desde então, não podem retornar ao local.
Para o descomissionamento da barragem e a extinção do risco para a população de Barão de Cocais, a Vale anunciou a construção de um muro de concreto gigantesco. No vídeo, a Vale informa que essa estrutura de contenção terá 36 metros de altura, 13,5 metros de largura e 306 metros de comprimento.
Obras emergenciais
Até que este muro de concreto fique pronto, a Vale teve de fazer obras emergenciais devido ao alto risco de rompimento da barragem. Duas barreiras com telas metálicas já foram construídas com a função de reduzir a velocidade da lama. A maior delas tem 57 m de comprimento. Também foi feita uma barreira com 1.005 blocos.