A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou a programação da Virada Cultural 2023, que acontece nos dias 19 e 20 de agosto com o tema “Virada Cultural de Todo Mundo”. Será oferecida, durante 24 horas, uma rica programação gratuita envolvendo cultura, entretenimento, esportes, gastronomia e intervenções urbanas. Este ano, o evento tem como base cinco pilares: Patrimônio (com a valorização dos bens tombados, paisagem urbana e bens imateriais); Sustentabilidade (com ações ambientais, reciclagem e fomento à economia local); Vivência (com uma nova forma de circular pelo Centro da capital a pé); Diversidade e Inclusão (com ações e atividades que atendam a públicos diversos e que contemplem as pessoas em suas singularidades).
Serão 24 horas dedicadas às mais diversas linguagens artísticas e culturais, como música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, jogos, lazer, tecnologia, bem-estar e saúde, cultura popular, gastronomia, literatura, moda, intervenções e instalações urbanas, entre outras. A programação completa pode ser consultada no portalbelohorizonte.com.br/virada.
Na Virada, o Centro de Belo Horizonte é transformado em um grande palco para diversas expressões artísticas, sobretudo da cena local, e com importantes nomes nacionais: desde o rock dos Titãs com o show Olho Furta-Cor; passando pela revelação mineira Augusta Barna; o rap de Thaíde que invade a pista; Gaby Amarantos com o som legítimo do Pará se misturando com o pop da artista mineira Paige; Adriana Araújo, que vem despontando no Samba de Minas Gerais; o músico internacional Aki Kumar, com uma apresentação única que mescla blues e música indiana; entre muitas outras atrações musicais.
O evento também reúne projetos parceiros que já acontecem no Centro e são fundamentais para a cultura da cidade. Será uma oportunidade de experienciar a potência da cena belo-horizontina em um único dia com o Mundialito de Rolimã, a Gaymada e o Duelo de MC’s, além de iniciativas parceiras como a Festa da Luz, o Festival Tranquilo, a Festa Transa e a Festa Alta Fidelidade, entre outras.
Programação gastronômica
Pensando nas diversas possibilidades de vivenciar o território do hipercentro, o Viradão Gastronômico vem complementar a programação com 34 estabelecimentos e uma variedade de opções saborosas, uma marca de Belo Horizonte, reconhecida internacionalmente como “Cidade Criativa da Gastronomia”, título concedido pela UNESCO em 2019.
O público poderá desfrutar também da Rota Sabores #ZCPE, da Zona Cultural Praça da Estação, que apresenta o Circuito “Varanda Central, Janela de Todo Mundo”, nos corredores dos Bares e Restaurantes do icônico Edifício Central, e “Para Sempre Mandruvá”, que vai homenagear Mandruvá, o artista da Velha Guarda do Samba de BH que faleceu neste ano, em show no Quarteirão dos Coqueiros da Av. Amazonas.
Diversidade
A secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, destaca que a Virada Cultural é um evento marcado pela diversidade. “A Virada Cultural de Belo Horizonte é um momento especial para descobrir e redescobrir o hipercentro, essa joia da nossa cidade. A Virada de 2023 foi pensada para oferecer ao público uma programação cultural plural, esportes urbanos, lazer e entretenimento. É uma Virada que incentiva o olhar sobre o patrimônio cultural, a produção artística local, a cena contemporânea, os movimentos culturais que já ocupam o Centro, como o Hip-Hop, o Samba, a Música eletrônica, o Soul e a Gastronomia, além da Sustentabilidade, em parceria com quem já faz o dia a dia desse lugar especial, porque o Centro é de todo mundo e é de cada um”, comemora.