Site icon DeFato Online

Você é feliz?

Uma pergunta complexa com uma resposta igualmente complexa.

As pessoas se frustram ao tentar responder a essa pergunta por achar que encontrarão a tal sonhada felicidade ao realizar algo ou após uma conquista material. Sim, nos sentimos felizes nesses momentos, mas é uma felicidade passageira e que depois de um tempo ela se vai. Pesquisas mostram que a felicidade vai além.

Para começar a desbravar esse conceito temos que entender que ao contrário do que se imaginava não é o sucesso que traz felicidade. As pessoas que experimentam emoções positivas são mais criativas, são mais generosas, tem energia, motivação, são mais produtivas, seus relacionamentos são melhores, tem mais saúde física e psicológica, tem resiliência e, portanto, tem mais SUCESSO. É isso: FELICIDADE traz SUCESSO, não o contrário.

Outra informação importante: a felicidade depende da pessoa que a vivência. Podemos pensar num bem-estar subjetivo porque tudo depende do significado que damos às nossas experiências de vida e de onde colocamos o foco ao vivenciá-las. Posso olhar para uma dificuldade e aumentar o seu peso e a sua intensidade, como posso enxergar essa situação difícil como oportunidade de crescimento. 

Então, como os cientistas definem a felicidade? Basicamente, como a experiência de emoções positivas, um prazer vivido no presente com um senso mais profundo de sentido e propósito para o futuro. 

A boa notícia é que todos nós podemos nos tornar pessoas mais felizes se empenharmos nessa busca o suficiente! Lembre-se: a felicidade é mais do que apenas um estado de espírito, ela requer prática e empenho! Como tudo o que você deseja conquistar na vida! Você pode começar com pequenas atividades diárias para melhorar o seu estado de espírito, vivenciar mais emoções positivas e com isso ter momentos de felicidade. 

Seguem algumas dicas que podem te ajudar nesse processo:

A partir do momento que você incluir na sua vida esses exercícios da felicidade, ou outros que você mesmo identifica que traz bem-estar irá perceber os benefícios na sua eficiência, motivação, produtividade, realização e o cultivo de emoções positivas. 

Voltando na mesma pergunta inicial, proponho que você faça novas perguntas a si mesmo: 

“O que posso fazer para me sentir mais feliz?”

“A trajetória da minha vida, com as escolhas que estou fazendo tem contribuído para aumentar a minha felicidade?”

“Faço coisas diariamente que me dão mais prazer, que são significantes para mim?”

As respostas estão aí dentro de você! Espero que tenha ajudado a encontrá-las. 

Um beijo no coração!

*Fernanda Bretas é psicóloga, especialista em Psicologia Positiva.

“O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.”

Instagram 

Exit mobile version