Você sabia que existe mais um tipo de açaí? No Pará, o açaí branco ou açaí tinga está sendo investigado por pesquisadores da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária para saber qual sua origem. Acredita-se que o açaí branco seja resultado de uma mutação genética em que a coloração foi alterada por influência da natureza.
A única coisa que os pesquisadores podem afirmar do açaí branco é a ausência do pigmento de antocianina, responsável por dar a coloração roxa do fruto. Uma curiosidade é que, apesar do nome da variedade do fruto ser açaí branco, sua cor é esverdeada. No entanto, quanto ao sabor pode-se dizer que é mesmo. A diferença entre os dois está apenas no preço, pois o branco é um pouco mais caro do que o roxo. Entretanto, como se trata de um açaí, os benefícios são quase os mesmos.
Benefícios
As duas variedades do açaí são ricas em proteínas; fibras; ferro; fósforo; cálcio e potássio. Eles também contêm vitaminas B1, C e E, o que garante um excelente funcionamento do sistema nervoso. Os dois tipos de açaí fornecem grandes quantidades de energia para o corpo humano.
Dessa forma, eles colaboraram tanto no pré-treino, que irá ajudar a aumentar o seu desempenho e fazer com que a fadiga seja mais demorada quanto no pós-treino, na recuperação dos músculos e seu desenvolvimento. Além disso, tem um alto poder antioxidante que auxilia no desenvolvimento do sistema imune e combate os radicais livres prejudiciais à saúde.
Consumo
A fruta pode ser consumida de diversas maneiras. A mais tradicional é em forma de sorvete e com complementos. O açaí, apesar de ser um fruta, possui alto valor calórico. Por isso, é melhor consumir com moderação.