No último domingo (19), aconteceu o encerramento da 8ª Volta da Mata do Limoeiro Belmont — que havia iniciado no sábado, com a disputa da prova “Double do Limoeiro”. No último dia de competição, cerca de 300 atletas percorreram o tradicional percurso de 8,5km pelas trilhas do Parque Estadual Mata do Limoeiro, no distrito de Ipoema, em Itabira.
“A 8ª Volta da Mata do Limoeiro Belmont foi um grande desafio. Primeiramente porque deixamos de fazer uma corrida em apenas um dia para fazer um evento de final de semana, com três provas (a ‘Double do Limoeiro’, com 17km; a ‘Volta do Limoeiro’, com 8,5km; e o ‘Desafio Gigante Verde’, para quem participou dos outros dois percurso). Todas com premiações geral e por categoria”, destacou Anderson Cerceau, organizador do evento.
O pódio masculino da “Volta do Limoeiro” foi formado por: Davi Rodrigues de Souza, Hudson Charles do Nascimento, Weliton Lucas Ferreira dos Santos, Daniel Júnior de Souza e José Mauro de Araújo. Já o feminino ficou com: Fabiana Junia de Almeida, Carolina Tomé, Natália Maria Meireles Moreira, Laine Fabiele Silva e Jéssica de Oliveira dos Santos Guimarães.
Na disputa do “Double Limoeiro”, o pódio masculino teve: Davi Rodrigues de Souza, Lucas Vieira Calou, Adilson do Carmo Silva, Humberto Guerra Fernandes e Marcelo Alves de Almeida. Já no feminino, as vencedoras foram: Carolina Tomé, Natália Maria Meireles Moreira, Vanilda Aparecida Alves, Vilma Aparecida Barbosa e Claudia de Lima Simões.
Por fim, no “Desafio Gigante Verde”, para os atletas que disputaram os dois percursos anteriores, o pódio feminino foi: Carolina Tomé, Natália Maria Meireles Moreira e Vanilda Aparecida Alves. Enquanto que o masculino teve: Davi Rodrigues de Souza, Lucas Vieira Calou e Adilson do Carmo Silva.
Segundo Marcelo Ribeiro, representante da Belmont, o apoio ao evento esportivo faz parte das ações do Programa de Educação Ambiental da Belmont, criado para debater sobre a importância da preservação ambiental, da sustentabilidade e da recuperação das áreas degradadas — além do incentivo e a promoção ao esporte.
“É uma ação que é muito completa, em vários sentidos, porque ela tem um eixo que é a promoção da sustentabilidade, da importância da preservação e recuperação das áreas degradadas, de como é bom ter contato com a natureza e ver um parque preservado deste”, avaliou Marcelo. “Outro pilar é a promoção do parque dentro da nossa cidade, um parque mantido pelo Governo do Estado em Ipoema. É uma estrutura que muita gente não conhece, mas que está aqui do nosso lado e que é cuidada com tanto carinho e zelo”, continuou.
Além das provas de corrida, a 8ª Volta da Mata do Limoeiro Belmont contou com praça de alimentação e apresentações musicais, que atraíram cerca de 800 pessoas somente no domingo. “A gente já está na terceira edição da Volta do Limoeiro Belmont, com uma ação de educação ambiental visando a conscientização da preservação, o incentivo de praticar esporte, principalmente ao ar livre e em contato com a natureza, e a promoção de uma estrutura de turismo e lazer dentro de Itabira. E também tem esse engajamento dos nossos funcionários para a prática de esporte e a vida saudável”, finalizou Marcelo Ribeiro