O Governador Romeu Zema anunciou, na tarde desta quinta-feira (24), um reajuste salarial de 10% para todos os servidores do Estado de Minas Gerais, sejam eles ativos, inativos e pensionistas.
O reajuste será com vigência a partir de maio. Romeu Zema afirmou que irá encaminhar ainda hoje, em caráter de urgência, o projeto para votação na Assembleia Legislativa. Além da recomposição de 10%, haverá um reajuste da ajuda de custo recebida pelos servidores civis, que passarão a receber R$ 75 por dia, entre auxílio e ajuda de custo.
Os profissionais da educação terão o reajuste de 10% retroativo a janeiro. Romeu Zema se comprometeu ainda que, ao longo do ano, será enviado para a assembleia o projeto que regulamentará uma bonificação adicional pelo desempenho das escolas e alunos.
O governador também ressaltou que está sendo enviado para a assembleia um projeto para ampliar o abono fardamento dos servidores das forças de segurança, que hoje recebem uma única parcela que é paga em abril. O projeto prevê a ampliação do abono que será pago em três parcelas, em março, junho e outubro, cada uma no valor de 40% da remuneração de um soldado.