Site icon DeFato Online

Zoológico de Belo Horizonte comemora 64 anos com programação especial

zoológico de Belo Horizonte

Foto: Suziane Brugnara/PBH

O Zoológico de Belo Horizonte completa 64 anos nesta quarta-feira (25) e contará com programação especial para comemorar a data. As atividades irão homenagear as espécies sob os cuidados da instituição, destacar a história e o trabalho desenvolvido pelo Zoo e a importância de ações institucionais e humanas para a conservação dos animais.

Foi montado um roteiro de atividades com algumas das espécies mais queridas pelo público – que serão surpreendidas com presentes em forma de enriquecimento ambiental nos recintos. Além disso, foi elaborado um cardápio comemorativo com bolos, guloseimas naturais, bandejas especiais de verduras, castanhas e frutas. Tudo de acordo com as necessidades e preferências de cada espécie. A programação ainda traz outras novidades do Zoológico.

Em horários específicos, o público poderá acompanhar a ação de entrega “dos presentes”, que contará com a presença dos tratadores e técnicos das equipes das Gerências do Zoo e de Educação Ambiental. Dentre os animais que serão presenteados e contam com a preferência dos visitantes, estão o Leão Lolek, a onça-pintada Janes, e os elefantes Axé e Jamba, além da animada família de sete gorilas. As serpentes e os jabutis também serão presenteados.

Programação

9h30 – Serpentes
Local: Casa de Répteis

10h – Elefantes Jamba e Axé
Local: Recinto dos elefantes

11h – Leão Lolek e Onça-pintada Janes
Local: Recinto do Leão e Recinto da onça-pintada

13h30 – Família de Gorilas
Local: Túnel dos gorilas

14h30 – Jabutis
Local: Recinto dos Jabutis

15h – Emus
Local: Praça das Aves

Foi montado um cardápio especial com os alimentos preferidos de alguns animais do Zoológico, além de enriquecimento ambiental com presentes interativos. Tudo elaborado de acordo com as necessidades de cada espécie.

A novidade fica por conta de um grupo de aves, até então pouco conhecido e que chegou ao zoológico recentemente, os emus. Haverá, ainda, exposição de fotos que mostram a história e mudanças ocorridas no zoológico durante os 64 anos.

Educação sobre a fauna silvestre 

Os visitantes também serão convidados a participar da Campanha “Devagar se vai ao longe”, um bate-papo, na Casa de Répteis, sobre algumas espécies da fauna silvestre brasileira que estão ameaçadas de extinção. Terão destaque duas espécies de répteis, o cágado-do-paraíba (Ranacephala hogei) e a jararaca-da-ilha-vitória (Bothrops otavioi); e uma espécie de anfíbio, a perereca-pintada (Nyctimantis pomba). Mesmo sendo animais que não se encontram sob os cuidados do Zoológico de BH, a instituição trabalha com ações educativas para a sua conservação integrada e que ajudam a desmistificar alguns mitos acerca desses grupos de animais.

A ação integra o programa de campanhas educativas desenvolvidas pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), da qual o Zoológico de BH é integrante. O programa tem como destaque 25 espécies da fauna silvestre brasileira ameaçadas de extinção, contempladas no Acordo de Cooperação Técnica, firmado por esta entidade com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/Ministério do Meio Ambiente (ICMBio/MMA).

Exposição

Além da programação com os animais do Zoológico de Belo Horizonte, os visitantes também podem visitar a exposição de fotos históricas do Zoológico de BH, de 9h às 17h.

Exit mobile version