Site icon DeFato Online

Zoológico de Belo Horizonte tem nova moradora; conheça a onça Maya

ONÇA-PINTADA

(Foto: Divulgação/FPMZB)

O Zoológico de Belo Horizonte está com uma nova moradora: é a onça-pintada Maya, de apenas 10 meses. Ela veio do Animália Park, em Cotia (SP), onde nasceu em 3 de junho de 2024. O animal é saudável e pesa aproximadamente 35Kg. A última onça-pintada que o Zoo de BH teve sob os cuidados foi Janis, que faleceu em 2023, com 19 anos de idade. Ela já havia superado a expectativa de vida da espécie, cuja média sob cuidados humanos é de 17 a 18 anos e, na natureza, entre 12 e 15 anos. Atualmente, estão sob os cuidados do Zoo quatro onças pardas.

Segundo a bióloga e diretora da Zoobotânica, Sandra Cunha, Maya tem um temperamento tranquilo e interativo. “Em conversa com o Zoológico de origem, fui informada que Maya é uma filhote tranquila, apresenta o comportamento esperado para a espécie, se alimenta bem, interage com o que é ofertado e gosta muito de brincar. Como é de amplo conhecimento, a onça-pintada é um animal ameaçado, infelizmente integrando a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção. Após direcionamento do órgão ambiental, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica não mediu esforços para receber Maya em nosso plantel. A onça-pintada é um animal belíssimo e o maior felino das Américas, que após o período de quarentena, poderá ser vista pelos belo-horizontinos”, declarou a especialista.

Maya é de uma espécie do Cerrado brasileiro e pertence ao Programa de Conservação ex situ de Onça-Pintada do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que, através do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o Instituto e a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), possibilitou a vinda para o Zoológico de BH, membro da Associação e signatário do Programa.

Animal está em quarentena

Maya está em quarentena, período no qual o animal fica em um local reservado, sem acesso ao público. Esse procedimento é obrigatório e essencial para confirmar que o animal está saudável e facilitar a integração ao novo ambiente.

O felino será acompanhado diariamente pela equipe de veterinários e biólogos do Zoo, que monitoram a saúde dela, com a realização de uma série de exames, e também avaliam comportamento e adaptação.

Exit mobile version