O Jardim Zoológico de Belo Horizonte recebeu duas fêmas de tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) e três furões (Gallactis cuja) nesta terça-feira (21). Eles pousaram no Aerroporto de Confins no final da tarde da terça-feira e agora estão sob os cuidados veterinários do Zoo.
Os animais foram resgatados ainda recém-nascidos depois que as mães foram mortas por atropelamento. Por serem animais totalmente dependentes dos cuidados maternos, foram resgatados pelo Centro de Triagem de Animais do INEMA, de Salvador, onde ficaram por seis meses sob cuidados neonatais intensivos.
No caso das fêmeas de tamanduá-mirim, a mudança de lar tem como objetivo a reprodução da espécie, pois o Jardim Zoológico de Belo Horizonte abriga dois machos com quem formarão casais. Já os furões pertencem a uma espécie inexistente na instituição atualmente e, portanto, poderão contribuir para atividades de educação ambiental.
Os animais foram embarcados pela LATAM em voos que partiram de Salvador pela manhã da terça-feira e pousaram no Aeroporto de Confins no final da tarde. No Jardim Zoológico de Belo Horizonte, todos passarão por um período de quarentena sob cuidados veterinários antes de serem inseridos ao novo lar, acompanhados de perto pelos profissionais da instituição.
Na última terça, recebi novos moradores do Jardim Zoológico de BH. Os tamanduás e os furões que estavam há 5 meses sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres do INEMA, de Salvador e foram transportados gratuitamente através do Avião Solidário da @LATAM_BRA 💚 pic.twitter.com/CkntIdaeQk
— BH Airport – Aeroporto Internacional de BH (@bhairport_) March 23, 2023